QUEM SOMOS

Chão de oliva

CENTRO DE DIFUSÃO CULTURAL EM SINTRA

O Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra (CO) é uma associação cultural sem fins lucrativos, em funcionamento desde 1987, reconhecida como entidade de utilidade pública desde 1999. Com sede na Casa de Teatro de Sintra, apoia a sua atividade em três eixos estruturantes: Criação Teatral, Programação Cultural e Serviço Educativo.

Em 1990, dentro do CO, foi criada a Companhia de Teatro de Sintra. Em 1994, formou-se o Fio d´Azeite – Grupo de Marionetas. Em 2012, arrancou o Periferias – Festival Internacional de Artes Performativas, que acontece anualmente, congregando as diversas artes performativas que anteriormente se encontravam segmentadas em diversos festivais.

No decorrer da sua existência, tem mantido a oferta de cursos de iniciação teatral e workshops abertos a profissionais e não-profissionais. Nos últimos anos, tem consolidado um Serviço Educativo através da oferta formativa, mas também de projetos comunitários e de arte participativa.

Para o desenvolvimento do seu trabalho, conta com o apoio da Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Sintra, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa, Lisboa2020 e de diversas entidades do setor empresarial e da sociedade civil.

Em 2007, recebeu a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Sintra.
casa-teatro-sintra-1

missão

O Chão de Oliva tem como missão refletir e intervir sobre a realidade social através da criação teatral e arte participativa.

visão

Acreditamos que a arte pode contribuir para uma sociedade mais justa, equitativa e democrática e defendemos o direito universal à cultura.

casa-teatro-sintra-5
casa-teatro-sintra-2

finalidades

Pretendemos contribuir para uma maior fruição cultural e, nomeadamente, das artes performativas, por parte da nossa comunidade.

Estatutos da Associação