FEIRA DO LIVRO DE ARTES PERFORMATIVAS

ONDE | LARGO AFONSO ALBUQUERQUE
QUANDO | 28 FEV A 15 MAR | QUARTA A DOMINGO DAS 10.00H ÀS 18.30H
BILHETES | ENTRADA LIVRE

Feira do Livro única no país onde só se encontram livros sobre as várias Artes Performativas. A Feira do Livro de Artes Performativas, que o Festival Periferias organiza desde a terceira edição vai beber nesse passado e terá nesta edição mais de seis centenas de títulos que vão desde o teatro, à dança, passando pelas marionetas, a música ou a performance, e que serão disponibilizados a preços especiais, constituindo assim uma oportunidade única para os amantes, interessados ou curiosos, profissionais ou amadores, das artes performativas.

Localizado no Largo Afonso de Albuquerque, na “rua sem trânsito”, na Estefânea de Sintra, é um espaço que será simultaneamente um ponto de encontro e de informação do festival.

Adaptado do Conto de António Fonseca, intitulado “FIRMINO ROBOTEIRO” do livro Primo Narciso e outros Contos é um desempenho que leva ao palco o Drama de Firmino, um angolano do Ndombe Grande, região de Benguela, que migra para Luanda a procura de oportunidades de vida e vai se instalar no Roque Santeiro, o maior mercado a céu aberto da África subsariana, onde se vendia e comprava quase tudo, e se desenrola a trama.
Velho Pena, tio de Firmino esqueceu-se de desfazer a praga que rogara contra aquele que matou o seu sobrinho, acaba por morrer como consequências do ato, pondo em abordagem um tema místico que é a prática de venda das almas aos maiombolas, almas de outro mundo.
Este trabalho coloca em apreciação as contrariedades da vida de um povo que luta dia a dia pela subsistência. O feitiço é o recurso para justiça dos homens africanos em desenganos de acontecimentos e factos que se relatam na peça.
Contando a história de Firmino, 3 atores em palco dançam, cantam e saltam de um lado para outro ao som da música folclórica tradicional angolana que levam o espectador a viver as imagens elaboradas no decorrer da peça teatral construídas sob uma performance física exigente.

LANÇAMENTO DO LIVRO RESULTANTE DO ESPETÁCULO “PRÓXIMO”

QUANDO | 12 MARÇO ÀS 18.30H

RECOLHA DE LIVROS PARA AS BIBLIOTECAS NAMIBE (ANGOLA)

QUANDO | 12 MARÇO ÀS 18.30H

O Chão de Oliva, nesta edição do Periferias, associa-se à Campanha “Ler + no Namibe”, cujo objetivo é a doação de livros (usados e/ou novos, de ficção e didáticos) com destino ao Namibe (Angola), para crianças dos 7 aos 14 anos. Esta Campanha tem origem num grupo de voluntários portugueses e angolanos, com colaboração da Associação de Estudantes Angolanos em Portugal.

De 27 de fevereiro a 15 de março, a Feira do Livro do Periferias, será assim o “palco” desta campanha de angariação de livros, recebendo quer cidadãos quer instituições que desejem doar livros para as crianças do Namibe.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Texto: António Fonseca; Elenco: Cipriano da Costa, Eduardo Songue, Muana Malonga; Direção: Orlando Domingos; Encenação: Aguinaldo Fortunato; Produção Executiva: Felismina Sebastião; Coreografia: Muana José Malonga; Assist. de Encenação: Eduardo Torres Songue; Música e Sonoplastia: João Carlos “JUPITER”; Desenho de Luz: Eduardo Torres Songue; Cenário: Bruno da Costa; Realização: ANIM’ART