EM CRIAÇÃO

header teatro 1 1
Nova Criação da Companhia de Teatro de Sintra em ensaios
SITE Destaque Carrocel 1
Bestas de Lugar Nenhum

Esta criação parte da obra de Uzodinma Iweala, “Beasts of No Nation”, e da tradução de Carla da Silva Pereira, para contar “(…) na primeira pessoa a história  de Agu, um menino que, num país africano sem nome, é obrigado a combater numa das muitas guerras que assolam o território.”

A nossa versão teatral aborda a temática das crianças-soldado porque, a par da insanidade de uma situação de guerra ou conflito armado,  decorre uma outra realidade: a das atrocidades cometidas, pelos senhores das guerras, contra as crianças, que  são obrigadas a matar para não morrer,  com um total desprezo pelos direitos das crianças. Ainda, a par da realidade das crianças-soldado ocorrem, nestas guerras civis ou conflitos armados, outros crimes igualmente hediondos como o das meninas transformadas em escravas sexuais ou  a violação de mulheres. É também sobre estes crimes que falamos nesta peça.

Refletimos sobre o problema porque, apesar do trabalho de diversas ONGs e da própria UNICEF  no sentido de se resgatar e reintegrar muitas destas crianças, sabemos que esta situação está longe de ter um fim.

Sabemos, também, que esta realidade é mantida e alimentada porque há sempre alguém que lucra com os conflitos armados num qualquer país em África ou no Médio Oriente.

Temos de falar deste assunto pois, segundo dados da UNICEF, em 2020, 21 mil crianças tinham sido recrutadas por grupos armados nos últimos cinco anos na África Central e Ocidental e no mesmo período 2.200 crianças foram vítimas de violência sexual; e ainda, porque os números dizem pouco sobre  o sofrimento destas crianças.

A nós, resta-nos contar as histórias, para que a história não se repita.

Texto Original: Uzodimna Iweala (Beasts Of no Nation)
Tradução: Carla da Silva Pereira
Encenação|Adaptação|Dramaturgia: Paula Pedregal. 
Interpretação: Atcho Express, Carlos Abreu e Lima, Hugo Sequeira
Música Original: Abel Arez
Cenografia|Figurinos: Maria Luiz


SAIBA MAIS