Oficinas de Teatro

Inseridas na estratégia educativa e de desenvolvimento de públicos do Chão de Oliva, as Oficinas de Teatro têm o principal objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências individuais e coletivas em crianças dos 7 aos 13 anos de idade, através da arte e da expressão dramática. São oportunidades para os participantes se divertirem, aumentarem o seu conhecimento sobre si próprios, o outro e o meio, e crescerem, num contexto seguro de respeito e valorização.

Uma vez por semana, o grupo de alunos tem a oportunidade de participar em vários jogos dramáticos, partindo do corpo, da voz, do espaço, dos objetos, da linguagem verbal e não-verbal, integrados numa dinâmica de grupo, de envolvimento e cumplicidade.

Através do seu carácter interdisciplinar, trabalhando o teatro em articulação com outras artes, desenvolve-se a criatividade e a expressão de cada participante. A gramática teatral está sempre presente, num espírito de convívio e crescimento, que culmina numa apresentação final aberta ao público (por marcação prévia).

Este é um projeto iniciado por Susana C. Gaspar, em parceria com o Centro Cultural Olga Cadaval, e que segue em 2020-2021 contabiliza a sua 10.ª edição.
PÚBLICO: 7 > 13 ANOS
DATAS: outubro 2020 > maio 2021
HORÁRIO: segundas ou terças, das 18h30 às 20h00
LOCAL: Sala de Ensaios do Centro Cultural Olga Cadaval
MENSALIDADE: 18,50€[inscrições encerradas]
chao oliva oficinas criacao teatral
As Oficinas de Criação Teatral, são dirigidas a jovens entre os 14 e os 19 anos. O seu objetivo é contribuir para desenvolver um público jovem mais capacitado, criativo e comunicativo. A partir dos fundamentos da linguagem teatral, desenvolvem-se competências que contribuem para a formação dos participantes e de novos públicos para as artes performativas. Os participantes, interessados em artes cénicas e que queiram experimentar um processo de criação artística, podem ter ou não experiência teatral.

Ao longo das oficinas, num processo continuado de incentivo à expressão e criatividade individual e coletiva, será elaborado um guião, experimenta-se o processo de criação de personagem, e cria-se um espetáculo final que será apresentado ao público.

Este é um projeto iniciado por Susana C. Gaspar, em parceria com o Centro Cultural Olga Cadaval, e que no ano letivo 2020-2021 avança para a sua 3.ª edição.
PÚBLICO: 14 > 19 anos
DATAS: outubro 2020 > maio 2021
HORÁRIO: segundas ou terças, das 18h30 às 20h00
LOCAL: Sala de Ensaios do Centro Cultural Olga Cadaval
MENSALIDADE: 18,50€[inscrições encerradas]