Prémio Nacional

O Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas destina-se a galardoar, bianualmente, um projeto para um espetáculo de teatro, marionetas, música ou transversal a estas áreas, tendo o objetivo de divulgar e prestigiar as artes do espetáculo em Portugal e contribuir para a renovação e aparecimento de novos criadores.

O Prémio foi criado em 2008, numa colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra e o Chão de Oliva, como forma de homenagear a atriz e encenadora Maria João Fontaínhas, fundadora e dirigente do Chão de Oliva, falecida precocemente em 2006.

Estão abertas as inscrições para o Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas, criado pela Câmara Municipal de Sintra em parceria com o Chão de Oliva, até 30 de junho.

Os projetos a apresentar têm de ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, podendo ser individuais ou em coautoria. Os textos podem ser dramáticos ou guiões, sendo que neste último caso, devem conter todos os elementos que os candidatos considerem necessários à sua montagem, tendo em conta a viabilidade da produção do espetáculo.

Os originais a concurso devem ter em conta a duração do espetáculo, não podendo a mesma ser inferior a uma hora nem superior a hora e meia. O número de intérpretes exigidos para a sua concretização não deverá ser superior a três.

O prémio tem o valor monetário de 5.000€ e consiste na divulgação e montagem da peça vencedora. A montagem da obra premiada será efetuada pelo Chão de Oliva, no prazo de dois anos, a contar da data deliberada pelo júri do concurso.

O Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas é bienal e pretende homenagear a atriz Maria João Fontaínhas, natural de Sintra, pelo seu empenho na área da cultura e da expressão dramática e enquanto destacada dirigente desta companhia de teatro.

A sua realização visa divulgar e prestigiar as artes do espetáculo em Portugal, de contribuir para a renovação e o aparecimento de novos criadores e ainda promover Sintra como lugar de cultura.

Para qualquer pedido de esclarecimento adicional poderá contatar o Departamento de Cultura e Património da autarquia de Sintra, através do telefone 21 923 3719 ou email geral@chaodeoliva.com