Lisboa2020 RGB BARRA FINANCIAMENTO PARTEJ web opt
Copia de PARTEJ Apresentacao Institucional v2

As sessões de Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil acontecem de forma gratuita para jovens entre os 15 e 25 anos residentes em Algueirão Mem Martins.

Sessões regulares – INSCRIÇÕES aqui.

DANÇA – quarta-feira -18h30 – Casa da Juventude – a partir de 15 Fev

O objetivo destas sessões será providenciar aos alunos uma experiência dentro do mundo da dança onde não só tenham contacto com várias técnicas de Dança Contemporânea, como também seja estimulada a expressão individual, o contacto com o outro, e a exploração de novas possibilidades psico-motoras. No decorrer de uma hora e meia proponho vários exercícios de técnica de dança contemporânea, improvisação, composição coreográfica, alongamentos e resiliência física.

MÚSICA – quinta-feira -18h30 – Casa da Juventude

Abordagem de diferentes conteúdos musicais (notas, ritmo, melodia, tempo, dinâmicas), a aprendizagem de vários instrumentos, e a criação musical em conjunto, envolvendo todos os participantes num ambiente descontraído, mas focado e direcionado para temas e narrativas mais atuais.

TEATRO – sexta-feira – 18h30 – Espaço Com.unidade (Tapada das Mercês)

Exploração de exercícios de expressão dramática.
Através da recolha de testemunhos, estórias e histórias dos elementos da família, os participantes vão elaborar um objeto artístico teatral para mostrar publicamente. O objetivo é apropriarem-se das histórias, trabalharem-nas e contarem-nas na 3ª pessoa, assumindo o lugar de contadores de histórias.

ACONTECEU NO PASSADO

Práticas de TÉCNICA DE LUZ E SOM entre setembro e dezembro 2022

_________

Debates & Outras Iniciativas

BREVEMENTE:

Lançamento do projeto “Prideteens” dos participantes do PARTEJ. Dia 25 de Fevereiro na Casa da Juventude às 16h00. De iniciativa e autoria própria, “Prideteens” tem como objetivo tornarem-se um grupo autónomo e terem voz e participação na sensibilização do que é LGBTQIA+ e na luta de igualdade na sociedade.

_________

workshop impro banner 1536x622 1

Workshop de teatro na Escola EB 2,3 Visconde Juromenha!

Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de experimentar exercícios de improvisação teatral. O objetivo é explorar ferramentas e conceitos básicos da improvisação, que ajudarão os alunos a entender os princípios do jogo teatral e a trabalhar conceitos como:

* Escuta: a capacidade de esvaziamento de pensamentos a fim de perceber o que é proposto pelo outro;

* Aceitação: eliminar julgamentos e ideias pré-concebidas, desenvolver cenas a partir de estímulos e propostas exteriores, assim como acrescentar novas informações de forma a construir coletivamente uma cena teatral;

* Contracena: jogo relacional com o outro, com o público ou com o espaço – desenvolvimento de propostas a fim de construir histórias.

_________

Roda Igualdade

Roda pela Igualdade,  uma conversa sobre o racismo e o caminho que ainda temos que percorrer para conseguirmos uma verdadeira Igualdade.

Estiveram presentes José Falcão da SOS Racismo e a Janica Ndela da UMAR (União das Mulheres Alternativa e Resposta), para falar de temas como racismo, preconceito e discriminação social, mas também para pensar em ideias, projetos e soluções. O que podemos, afinal, fazer de forma individual ou coletiva?

A ideia da Roda é criar um diálogo informal de partilhas de ideias e conhecimentos, e a tua presença é essencial para passarmos do diálogo à ação pela igualdade.

_________

gizar banner com toda a info

A segunda edição do GIZAR está a chegar! O evento terá lugar a 10 de Setembro na Praceta Francisco Ramos Costa na Tapada das Mercês. Neste dia, convidamos-te a dar asas à tua imaginação e desenhar no chão, a giz, os teus sonhos para o teu bairro, ou seja, como imaginas um lugar “utópico” para viver , pois o sonho e a imaginação são o combustível da vida!

Numa homenagem à liberdade de expressão, este evento surge inspirado no conceito de chalktivism, ou seja, da intervenção artística através do giz para dar voz a movimentos ativistas. No espaço público, a mensagem democratiza-se e chega a mais pessoas. Com esta inspiração, a arte sai assim das galerias e museus e chega às ruas da Tapada das Mercês.

_________

workshop showventura banner scaled

Queres aprender mais sobre o que está por detrás da produção de um espetáculo?

Neste workshop, irás ter uma formação facilitada pelo Show Ventura a apresentar as várias zonas do audiovisual, como som, luz, vídeo, rigging, cena, etc. Assim, podes conhecer melhor cada técnica e, quem sabe, vir a aprofundar este interesse noutras sessões que poderão vir a dar continuidade a esta sessão introdutória.

Este é um primeiro workshop de introdução, com previsão de módulos seguintes.
É só fazer inscrição e aparecer no dia!

Público-alvo: dos 15 aos 25 anos.

_________

semana LGBT Post para Instagram

SEMANA LGBTQIA+

O mês de Junho está aí à porta e vamos aproveitar que é um mês de celebração e orgulho da comunidade LGBTQIA+ para lançar, em co-organização com a associação Sintra Friendly, uma semana de atividades que inclui conversas, a exibição de curtas e longas metragens, uma exposição e atividades lúdicas na Escola EB 2,3 Visconde de Juromenha, entre os dias 06 e 09 de Junho.

Aproveitaremos para lançar o primeiro projeto criado pelos jovens PARTEJ, O PrideTeens (instagram: @tdm_lgbtq). Este grupo nasceu para dar apoio e representatividade a jovens da comunidade LGBTQIA+  que queiram participar e desenvolver atividades na Tapada.

TODXS CONVIDADXS –> 10 de Junho

MARCHA LGBTQIA+ !

Concentração à frente da Escola EB 2,3 Visconde de Juromenha, 18h.

Leitura do Manifesto, Open MIC, Animação, 19h30.

Iniciativas Passadas:

Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos

Decorreu de 22 a 24 de abril 2022

+ informações aqui

sobre o projeto:

Designação do projeto: P.ART.E.J. – Práticas artísticas para o empoderamento juvenil
Código do projeto: LISBOA-06-4740-FSE-000306
Objetivo principal: Promover atividades artísticas para a juventude como veículo de reflexão sobre a sua relação com a comunidade (coletivo) e orientação profissional (desenvolvimento pessoal)
Região de intervenção: Tapada das Mercês, Sintra
Entidade beneficiária: Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra
Data de conclusão: 31-12-2023 
Custo total elegível: 99 207.17€
Apoio financeiro da União Europeia: Fundo Social Europeu

Descrição do projeto

Este projeto tem como objetivo geral promover atividades artísticas para a juventude como  veículo de reflexão sobre a sua relação com a comunidade (coletivo) e orientação profissional  (desenvolvimento pessoal).
Este objetivo é definido após leitura do diagnóstico e experiência prévia no território (Tapada  das Mercês) com foco para o problema da desocupação juvenil e tecido associativo vulnerável.  Acreditamos que, para fazer face aos objetivos definidos no âmbito deste programa de  financiamento, poderemos, através das práticas artísticas, responder a necessidades sociais do  público-alvo definido (Jovens), tais como a oferta de atividades que sejam reflexo dos seus  interesses e que os capacitem para o futuro (orientação profissional), criando novas  oportunidades de empregabilidade. Através de processos de pesquisa para criação colaborativa  (produção artística) haverá uma oportunidade para refletirem sobre a sua própria comunidade  e futuro profissional.
Por outro lado, a ligação à comunidade e sentido de pertença – sentir-se “Parte” – é também um  contributo crucial para a Inclusão Social dos jovens. O plano de atividades prevê o envolvimento  de diferentes parceiros locais e outros públicos, que poderão usufruir deste projeto.
Tendo em conta o eixo prioritário deste aviso de concurso – Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação – apresentamos diferentes objetivos, que concorrem para  o desenvolvimento local e inclusão social de jovens.
O público-alvo são jovens adolescentes entre os 15 e 18 anos e jovens adultos entre os 18 e 25  anos. As atividades do P.ARTE.J., são pensadas para “jovens que não se encontram nem inseridos no mercado de trabalho, nem no sistema de ensino formal”, ou para jovens em risco de desistirem do sistema de ensino.

Algumas atividades a serem desenvolvidas:

• Sessões de capacitação através das práticas artísticas
• Encontros intergeracionais
• Criação artística colaborativa
• Criação musical, teatral e de outras práticas artísticas
• Criação de produções artísticas originais
• Capacitação para a produção de eventos

Parceiros informais

• Câmara Municipal de Sintra – Divisão de Educação e Juventude (Casa da Juventude)
• Agrupamento de Escolas Visconde Juromenha
• Fundação Aga Khan – Projeto +Próximo
• COMMUS – Associação de Música na Comunidade
• Jangada d’Emoções
• Plano Nacional das Artes
• Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins
• Rede de Empregabilidade de Sintra
barra logos partej