Na vanguarda de outras iniciativas análogas, a Mostra de Teatro das Escolas de Sintra, realiza-se ininterruptamente desde 1992. É um projeto do Chão de Oliva, desenvolvido em parceria com a Divisão de Educação e Juventude da Câmara Municipal de Sintra, que enriquece e inova a Educação neste território. Insere-se num plano maior de oferta cultural e desenvolvimento de públicos, incentivando a criação de hábitos culturais e facilitando acessos à cultura desde a infância.
A Mostra, como o projeto carinhosamente é conhecido, contempla um programa estruturado de atividades, que integra Formação para Professores, Educadores e de outros profissionais do setor educativo e comunidade educativa, a Mediação e o Acompanhamento de um projeto de educação não formal para Alunos e a Mostra dos trabalhos criados à restante comunidade. Através do todo, objetiva-se a aquisição de competências e o desenvolvimento de ferramentas em Professores e Alunos, valorizando a multiplicidade de inteligências e de conhecimentos, formais e não formais.
A Mostra alicerça-se na valorização da criatividade e na educação pela arte, recorrendo à arte dramática para incentivar a expressão individual e práticas de colaboração, a aquisição de valores, capacidades e competências, formando alunos-cidadãos detentores de um conjunto amplo e diversificado de conhecimentos, estruturados em valores humanistas.