Companhia de Teatro Fladu Fla

Cabo Verde

Saudade

12 mar | 17h30
Casa de Teatro de Sintra
M/12 | 30min
Bilhetes na Ticketline

SINOPSE

Saudade é um monologo que consiste numa narrativa do drama poético a partir de várias estrofes de diferentes poesias e diferentes autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que escreveram sobre o tema SAUDADE.

Recorrendo ao mar como confidente, ou inspirado pelo mar como fonte de saudade ou até a ponte pela qual se desperta o sentimento de saudade, ou ainda a horizonte para além da qual se emana as memorias de uma vida que só se pode viver no sufoco das saudades.

A Saudade um tema universal que não deixa de ser uma narrativa sobre o mar ou sobre as memórias para além do mar; o ator navega nas estrofes das poesias que mesmo sendo de estruturas poéticas diferentes, de diferentes autores de proveniência de diferentes países da CPLP aparentam uma homogeneização poética e uma linguagem artística comum por terem a mesma fonte de inspiração – o mar e a língua que nos une.

Ficha Técnica e Artística

Coletânea de poesias: Sabino Baessa e Gildaris Pandim
Encenação e figurino: Sabino Baessa
Ator e Sonoplastia: Jailson Miranda
Iluminação: Paulo Silva
Audiovisual: Oficina de Audiovisual sobre a escritora brasileira Clarice Lispector

Sobre a Companhia

A Associação Teatral FLADU FLA tem como objetivo primordial a promoção do espírito de grupo, integração social e profissional dos associados para um cabal exercício da cidadania. Ainda, desenvolver atividades de sensibilização dos jovens face à problemática moderna que assola a sociedade cabo-verdiana. A cultura, sobretudo de identidade cabo-verdiana, constitui para a associação um veículo no cumprimento dos objetivos preconizados.
A Associação Teatral FLADU FLA foi criada em agosto de 2002 por cinco elementos e passou à condição de Associação em 27 de Março de 2004.
Conta com cerca de cinquenta associados com formação superior e especializações em diversas áreas. Integram ainda a associação, jovens do ensino secundário e universitários que representam a maior percentagem de associados. Toda a atividade da associação é orientada por um Conselho Superior, constituído por uma equipa de técnicos multidisciplinar que vem acompanhando a associação desde a sua criação. Ao longo da sua existência, a associação tem assumido o compromisso de promover a integração e participação dos jovens no processo do desenvolvimento do país.
Caminhando para seu 15º aniversário, a associação financiou e coo-participou no financiamento da formação académica e na promoção da sua integração profissional de cerca de 20 associados.
A associação produziu um filme – longa-metragem intitulado, PEGADAS.
Em parceria com DGJ, INE, DGAE, CVTELECOM, CCS – SIDA, FICASE e VERDEFAM, a associação produziu inúmeros projetos audiovisuais promocionais e de intervenção social.
A associação participou ainda nos festivais de teatro organizado pela Direção Geral de Juventude, pela Associação MINDELACT e em atividades promovidas pela ONU, Caritas de Cabo Verde, CMP, CCP, IPC, entre outras.
A identificação, a investigação, a análise e a promoção, sob ponto de vista artístico, dos aspetos tradicionais da cultura de Cabo Verde, constituem as metodologias de trabalho da associação. Pois, a mesma considera que a valorização de um povo na era da globalização deve-se, entre os demais, à sua identidade cultural perante diversidades culturais.

FICHA TÉCNICA - PERIFERIAS

Direção Artística: Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Susana C. Gaspar

Direção de Produção: Nuno Correia Pinto

Direção de Comunicação: Susana C. Gaspar

Direção Técnica: Marco Lopes (Show Ventura)

Secretariado de Produção e Direção: Cristina Costa

Produção Executiva: Luís Ferreira

Comunicação e Design Gráfico: Cláudia Faria

Assessoria de imprensa: The Square
(Joana Guimarães, Raquel Alfredo e Rosa Marreiros)

Conceção Imagem Gráfica: Susana Antão

Equipa técnica: Luiz Quaresma, Pedro Pinto e Show Ventura
(Fábio Ventura, Miguel Ferreira e Marco Lopes)

Bilheteira: Paula Malhado

Frente Sala: Miriam Lopo

Higienização: Virgínia Prazeres

Assistência Geral: Andreia Francisco, Yeni Varela e Yeri Varela

Coordenação Voluntariado: Sara Bernardo

Voluntariado: Associação Ponte
(Ana Cardoso, Débora Fernandes, João Marques, Mariana Fernandes, Vanessa Falardo)