INDÉ

TEATRO PARA BEBÉS

CRIAÇÃO: Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva
PRODUÇÃO: Chão de Oliva
ENCENAÇÃO: Susana C. Gaspar
DATAS: de 27 de novembro a 12 dezembro. Sáb.: 16H00 | Dom: 10H30
LOCAL: Casa de Teatro de Sintra
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/6 meses 
RESERVAS: 219233719

BILHETES ONLINE: aqui.

SINOPSE

In.de de lugar, de dentro, de colo. É um espetáculo para bebés que mergulha na delicadeza das primeiras palavras e sons, no encanto das luzes ténues e mágicas e nas músicas de embalar, de alguns lugares do mundo.
Um espetáculo que atravessa diferentes lugares e que partilha diferentes línguas, incluindo alguns momentos de Língua Gestual Portuguesa. Para todos os bebés, em cumplicidade com a música, o gesto e o público.
Mais do que o som da música, a peça tem como objetivo mergulhar nas várias experiências de embalar e adormecer os bebés. Desde os momentos de brincadeira antes do sono, a um embalo lento ou mais ritmado, a músicas de embalar, e dos sons da noite à luz das estrelas. Constituindo-se como um espetáculo documental, foram recolhidos testemunhos junto de pais e da comunidade, que foram implementados no próprio espetáculo.
O espectáculo inclui, ainda, músicas do projeto NinaNinar – canções de embalar dos vários cantos do mundo, de Telma Pereira e Carlos Garcia, promovido pelo Largo Residências e coeditado com a BOCA.
Para bebés entre os seis meses e os dois anos de idade, este é um espetáculo que dialoga também com quem os acompanha.

sobre a autora

Susana C. Gaspar (n. 1987)

Susana C. Gaspar é artista de teatro, investigadora, professora e gestora de projetos. Já encenou espectáculos como “Lampedusa”, “Corpo-Mercadora”, “Mulher-Homem e Coroada”, “Abecedário do Medo”, “Chiquinho”, entre outros, e integrou espectáculos enquanto atriz em companhias como Companhia de Teatro de Sintra, teatromosca, bYfurcação, MUSGO, Ritual de Domingo, Propositário Azul, Valdevinos, Éter, entre outros. “Indé” é o seu primeiro espetáculo para bebés, que parte de processos de recolha documental e em ligação a práticas comunitárias, sendo essa a principal natureza do seu trabalho enquanto criadora.

SOBRE O GRUPO DE TEATRO

Companhia de Teatro de Sintra - Chão de Oliva

Companhia residente do Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural, a Companhia de Teatro de Sintra (CTS) foi a primeira estrutura profissional de teatro a ser criada em Sintra, em 1990, mantendo, desde então, uma atividade contínua de criação.

O crescente reconhecimento do trabalho desta Companhia reflete-se em convites para a participar em festivais e colaborar em coproduções com várias companhias e estruturas portuguesas e estrangeiras, como são o caso, entre outras, de A Comuna – Teatro de Pesquisa, Companhia de Teatro de Almada, Teatro Praga, JGM, Teatro da Garagem, Mala Voadora, Compª Cuarta Pared (Madrid), Teatro Matarille (Santiago de Compostela), Grupo Teatro Por Que Não? (Santa Maria, Brasil), Grupo Lareira Artes (Maputo, Moçambique), CACAU-Fundação Roçamundo (São Tomé e Principe), Fladu Fla (Cabo Verde).

FICHA ARTÍSTICA e TÉCNICA

Encenação e dramaturgia: Susana C. Gaspar
Interpretação: Inês Silva e Yolanda Santos
Figurinos e apoio à criação plástica: Maria Luiz
Produção: Companhia de Teatro de Sintra
Direção de Produção: Nuno Correia Pinto  Produção Executiva: Cláudia Faria  Secretariado e apoio à Direção: Cristina Costa  Comunicação: Catarina Sobral Apoio à criação plástica e montagens: Luiz Quaresma Desenho de Luz: Marco Lopes.