JOÃO E BEATRIZ

14 - 21 OUT 2021

AUTOR: CAROLE FRÉCHETTE
ENCENAÇÃO: SOFIA BORGES
ESTREIA: 14 DE OUTUBRO
DATAS: 14 > 21 OUTUBRO | QUI > SEX 21:30 – DOM 16:00 | M/12
LOCAL: CASA DE TEATRO DE SINTRA
produção: companhia de teatro de sintra

SINOPSE

No apartamento dela, num trigésimo terceiro andar de uma torre, Beztriz espera o homem que a libertará daquela solidão. Faz circular um anúncio que promete uma recompensa substancial ao homem que souber cativá-la, comovê-la e seduzi-la. Por esta ordem. João, um caçador de prémios experiente, submete-se às três provas no encalço da recompensa. Mas Beatriz sobe a parada: trata-se, na verdade, de inventar o amor. O apartamento transforma-se numa cilada e o encontro torna-se um duelo. Por sua vez, João e Beatriz encenam os gestos da intimidade, imitam as trocas de confidências, as discussões e reconciliações, a partilha do quatidiano e o desgaste do tempo. Cada tentativa é uma busca da verdade. Bastará crer no amor para que ele exista?

BIOGRAFIA DO AUTOR

Carole Fréchete

Com formação de actor pela École Nationale de Théâtre du Canada, Carole Fréchette fez parte do Théâtre des Cuisines até 1980; onde participou na criação de três espetáculos. Paralelamente, envolveu-se noutras atividades ligadas ao teatro: organização de festivais, crítica, etc. Nos últimos trinta anos, tem-se dedicado à escrita. Com peças traduzidas, até ao momento, em dezanove línguas, representadas em todo o mundo. Carole Fréchette é ainda autora de dois romances juvenis, editados também eles em várias línguas, tendo traduzido para francês a peça de Colleen Wagner, The Monument, produzida em Montréal no ano de 2001. Todas os textos de teatros de que é autora foram objeto de leituras públicas em diversos países, nomeadamente em produções de rádio em França, na Bélgica, na Suiça e na Alemanha. Os Sete dias de Simão Labrosse bem como João & Beatriz foram adaptadas para televisão.

Com obras galardoadas por inúmeras distinções, dentro e fora do Canadá, foi por duas vezes agraciada com o Prix du Gouverneur général, em 1995, pela peça As Quatro Mortes de Marie, e em 2014, por Small Talk, foi finalista daquele prémio com La Peau d’Élisa (1998), Os Sete dias de Simão Labrosse (1999), João & Beatriz (2002), Serial Killer et autres pièces courtes (2008).

BIOGRAFIA DO AUTOR

Sofia Borges

Nasceu em Lisboa em 1970. Estreia-se em 1987 pelo grupo de Dança Contemporânea Magic Points com os coreógrafos Liz e Emilio Ferrera. Diplo­ma-se em Teatro pela E.S.T.C. em 1992. Estudos de Teatro na Faculdade de Letras de Lisboa 2006/08. Desenvolve, desde 2005, a técnica d´O Método aplicado pela coacher americana Marcia Haufrecht. Como autora e criado­ra pelo Nervo Óptico: Intersecção (F. Pessoa-1995); Emma Zunz(Jorge Luís Borges-2001); Ain´T Miss Saint(João Borges da Cunha-2006). Colabora(ou) com outras companhias e grupos de Teatro: Chão d`Oliva, Companhia Vicen­tina, Os Satyros, Teatro Aberto.

Destaques: Sappho de Lesbos, Peer Gynt, O Bobo e a sua Mulher esta Noite na Pancomédia, Celestino Ventura no Século da Lua, Casa de Bonecas, PlayStrindberg… Lecciona e desenvolve as disciplinas de Teatro e Expressão Dramática em projectos educativos e em A.E.C., nos 1º e 2º Ciclos de Ensino em escolas da área de Lisboa, desde 2002.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Autor: Carole Fréchette | Coordenação artística: Sofia Borges | Interpretes: Carmen Santos, José Neves, Luis Elgris, Paula Pedregal, Sofia Borges, entre outros | Luz e Som: Marco Lopes | Secretariado: Cristina Costa | Assistência de Produção: Regina Gaspar | Assistência Geral: Luiz Quaresma | Direção Artística: Nuno Correia Pinto

OUTROS ESPECTÁCULOS

João e Beatriz

COMPANHIA DE TEATRO DE SINTRA JOÃO E BEATRIZ 14 – 21 OUT 2021 AUTOR: CAROLE FRÉCHETTE ENCENAÇÃO: SOFIA BORGES ESTREIA: 14 DE OUTUBRO DATAS: 14 > 21 OUTUBRO | QUI > SEX 21:30 – DOM 16:00 | M/12 LOCAL: CASA DE TEATRO DE SINTRA produção: companhia de teatro de sintra SINOPSE No apartamento dela, num …

CONFIANDO (CONFINADO)

Fio d’ Azeite CONFIANDO (CONFINADO) 13 a 16 MAIO e 21 MAIO AUTOR: Rui Sousa ENCENAÇÃO: Nuno Correia Pinto ESTREIA: 13/05, 21H00 DATAS: 13/05, 14/05 e 15/05: 21H00 | 16/05: 16H00 | *21/05: 19H00 LOCAL: Casa de Teatro de Sintra & *Espaço Art’Imagem: Auditório da Quinta da Caverneira (Maia) produção: Fio d’Azeite – Marionetas do …

O QUE É QUE ESTÁS AQUI A FAZER?

Iniciativa Chão de Oliva O QUE É QUE ESTÁS A FAZER? 22 MAI 2021 AUTOR: Grupo de Alunos das Oficinas de Criação Teatral do Chão de Oliva ENCENAÇÃO: Paula Pedregal ESTREIA: 22/05 DATAS: 22/05, 20H30 LOCAL: Centro Cultural Olga Cadaval produção: Chão de Oliva BILHETES: AQUI SINOPSE Andavam à procura de respostas. Queriam saber o …

Rei Ubu

Fio d’ Azeite REI UBU 10 a 20 JUNHO AUTOR: Alfred JarryENCENAÇÃO: Nuno Correia PintoESTREIA: 10/05, 21H00DATAS: 5ª a Sáb.: 21H00 | Dom: 16H00LOCAL: Casa de Teatro de Sintraprodução: Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de OlivaBILHETES: disponíveis onlineRESERVAS: 219233719 SINOPSE Um “sucesso escandaloso” foi a premonição cumprida para a estreia do Rei Ubu (ou Ubu …

O REI VAI NU

Fio d’ Azeite O REI VAI NU 27 JUNHO AUTOR: Hans Christian Andersen ENCENAÇÃO: Nuno Correia Pinto DATAS: 27/06 17H30 LOCAL: Quinta do Sobralinho, Vila Franca de Xira produção: Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva BILHETES: disponíveis online INFORMAÇÕES: 969487944 SINOPSE O Rei Vai Nu é o espetáculo de marionetas que será apresentado …

NOVAS ESTÓRIAS DE DOM ROBERTO

Fio d’ Azeite NOVAS ESTÓRIAS DE DOM ROBERTO 3 e 4 JULHO ENCENAÇÃO e INTERPRETAÇÃO: Nuno Correia Pinto DATAS: 3/07 às 10h00 e 18h00, 4/07 às 11H00 LOCAL: Jardins da Biblioteca Municipal, Jardins da Junta de Freguesia de Melres, Moinhos de Jancido – Gondomar PRODUÇÃO: Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva BILHETES: Entrada …

O Menino Eterno

Fio d’ Azeite O MENINO ETERNO ACTOR: JOSÉ JORGE LETRIA PRODUÇÃO:NUNO CORREIA PINTO DATAS:23 DE NOVEMBRO > 8 DE DEZEMBRO, SÁBADOS E DOMINGOS, ÀS 16H00 ESTREIA: 23 DE NOVEMBRO, 16H00 SINOPSE “O Menino Eterno” é um espetáculo de teatro com marionetas, feito a partir do texto de José Jorge Letria. Cruzando diversas linguagens artísticas e …

As Aventuras de Aladino e Sindbad

Fio d’ Azeite AS AVENTURAS DE ALADINO E SINDBAD AUTOR: POPULAR ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO ESTREIA: 4 DE ABRIL DATAS: 4 > 14 ABRIL | QUI > SÁB 21:30 – DOM 16:00 | CASA DE TEATRO DE SINTRA | 60 MIN | M/12 SINOPSE Espetáculo de marionetas de sombras em ambiente de uma tribo nómada …

O Segredo do Rio

Fio d’ Azeite O SEGREDO DO RIO AUTOR: MIGUEL SOUSA TAVARES ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO ESTREIA: 4 DE NOVEMBRO DATAS: 4 NOV A 10 DEZ | SÁB E DOM 16:00 | CASA DE TEATRO DE SINTRA | M/6 SINOPSE Um espetáculo de marionetas de luva cheio de beleza e sensibilidade, eclético, onde a plasticidade está …

O Pedro, a Mentira e o Lobo

Fio d’ Azeite O PEDRO, A MENTIRA E O LOBO AUTOR: NUNO CORREIA PINTO, A PARTIR CONTO POPULAR ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO ESTREIA: NOVEMBRO 2016 SINOPSE Um pastorzinho com o nome Pedro, que vivia no campo com o seu avô, com tenra idade já trabalha como pastor. O Pedro é um rapaz igual aos outros, gosta de brincar …

Rei Ubu

Fio d’ Azeite REI UBU AUTOR: ALFRED JARRY ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO DATA DE ESTREIA: 15 DE MAIO (REPOSIÇÃO) SINOPSE A peça de Alfred Jarry marcou o início de uma série de discussões que desencadearam uma verdadeira transformação no teatro. Um espectáculo com actores, marionetas e músicos ao vivo, centrado na personalidade de Ubu e no …

A Cigarra e a Formiga na Cidade

Fio d’ Azeite A CIGARRA E A FORMIGA NA CIDADE AUTOR: COLECTIVO ENCENAÇÃO: JOÃO DE MELLO ALVIM DATA DE ESTREIA: 21 DE NOVEMBRO DE 2015 (REPOSIÇÃO) SINOPSE Esta Cigarra e esta Formiga, vivem na cidade e cada um tem o seu trabalho, embora com horários diferentes, o que não cria boa vizinhança… Esta Cigarra e esta Formiga, vivem num …

O Rei Vai Nu

Fio d’ Azeite O REI VAI NU AUTOR: A PARTIR DO CONTO DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO E JOÃO DE MELLO ALVIM DATAS DE ESTREIA: 29 DE NOVEMBRO (REPOSIÇÃO) SOBRE O ESPETÁCULO Este espectáculo de marionetas é uma adaptação do conto de Hans Christian Andersen, que é um texto clássico, um conto actual, que nos chega …

O Segredo do Rio

Fio d’ Azeite O SEGREDO DO RIO AUTOR: MIGUEL SOUSA TAVARES ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO DATA DE ESTREIA: 23 DE NOVEMBRO 2013 (REPOSIÇÃO) SINOPSE Um espetáculo de marionetas de luva cheio de beleza e sensibilidade, eclético, onde a plasticidade está presente e o respeito pelo LIVRO é palavra-chave. Este livro está inserido no PNL / Ler+.É a …

O Pedro e o Lobo

Fio d’ Azeite O PEDRO E O LOBO AUTOR: A PARTIR DE SERGEI PROKOFIEV ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO DATA DE ESTREIA: 18 DE MAIO 2013 (REPOSIÇÃO) SINOPSE Um espectáculo com marionetas de mesa, eclético, que aguça a imaginação, que utiliza o mínimo de “efeitos especiais”, coerente com a característica do nosso trabalho, que tem a ver …

Volley

Fio d’ Azeite Volley AUTOR: A. BRANCO ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO DATA DE ESTREIA: 19 DE OUTUBRO de 2012Texto vencedor do Prémio Nacional de Artes Performativas Maria João Fontaínhas, em 2010 SINOPSE Volley é uma peça sobre duas pessoas de dois mundos diferentes que se cruzam, num determinado momento das suas vidas, para a concretização do mesmo …

A Cigarra e a Formiga na Cidade 2011

Fio d’ Azeite A CIGARRA E A FORMIGA NA CIDADE AUTOR: COLECTIVO ENCENAÇÃO: JOÃO DE MELLO ALVIM DATA DE ESTREIA: 1 de Outubro de 2011 SINOPSE Esta Cigarra e esta Formiga, vivem na cidade e cada um tem o seu trabalho, embora com horários diferentes, o que não cria boa vizinhança… Esta Cigarra e esta Formiga, vivem …

Viva a República

Fio d’ Azeite Viva a República AUTORES: PAULO LAGES E PEDRO LEITÃO ENCENAÇÃO: PAULO LAGES E PEDRO LEITÃO ESTREIA: MAIO 2010 SINOPSE Pelas caricaturas de Leal da Câmara, redesenhadas em cena por Pedro Leitão, ilustrador com vasta obra publicada, aqui no papel do célebre caricaturista, vai sendo percorrido, com rigor, um itinerário que é também histórico (de D. …

Rei Ubu

Fio d’ Azeite REI UBU AUTOR: ALFRED JARRY ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO DATA DE ESTREIA: 5 de junho 2009 SINOPSE A peça de Alfred Jarry marcou o início de uma série de discussões que desencadearam uma verdadeira transformação no teatro. Um espectáculo com actores, marionetas e músicos ao vivo, centrado na personalidade de Ubu e no …

O Segredo do Rio

Fio d’ Azeite O SEGREDO DO RIO AUTOR: MIGUEL SOUSA TAVARES ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO DATA DE ESTREIA: SETEMBRO DE 2008 SINOPSE “O Segredo do Rio” que Miguel de Sousa Tavares escreveu, e que agora se apresenta em forma de “Hora do Conto” é um espectáculo com actores, ilustrações e marionetas de luva.Este espectáculo tendo um …

O Rei Vai Nu

Fio d’ Azeite O REI VAI NU AUTOR: A PARTIR DO CONTO DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO E JOÃO DE MELLO ALVIM DATAS DE ESTREIA: 27 de outubro de 2007 (reposição) SOBRE O ESPETÁCULO Este espectáculo de marionetas é uma adaptação do conto de Hans Christian Andersen, que é um texto clássico, um conto actual, …

O Grande Circo Leal da Câmara

Fio d’ Azeite O GRANDE CIRCO LEAL DA CÂMARA AUTOR: PAULO LAJES ENCENAÇÃO: PAULO LAGES DATA DE ESTREIA: 16 DE JUNHO DE 2007 SOBRE O ESPETÁCULO Formulado parodicamente como teatro-circo, o espectáculo traz “à baila” personagens criadas pelo próprio Mestre. Personagens que o mestre tão bem soube desenhar/caricaturar, tais como, por exemplo: o Rei D. Carlos, muito da …

Sopa de Pedra

Fio d’ Azeite SOPA DA PEDRA AUTOR: NUNO CORREIA PINTO ENCENAÇÃO: NUNO CORREIA PINTO DATA DE ESTREIA: 30 DE ABRIL DE 2006 SOBRE O ESPETÁCULO Este conto tradicional, que há séculos passa de pais para filhos – contado tantas vezes nas noites frias enquanto as famílias se reuniam à volta da lareira – , fala-nos de um frade, …