NOVAS ESTÓRIAS DE DOM ROBERTO

ENCENAÇÃO: Nuno Correia Pinto
CRIAÇÃO: Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/4
ESTREIA:
NOVEMBRO 1998

DISPONÍVEL PARA ITINERÂNCIA 
+ Info: 219 233 719 || producao@chaodeoliva.com

SINOPSE

O espetáculo Novas Estórias de Dom Roberto recupera algumas das histórias tradicionais que na sua maior parte são dramatizações de contos populares, histórias de patranhas e artimanhas, camponesas, dragões, mágicos, princesas e libertadores, adaptações de estorietas feitas de tretas e alguma “moralidade” para quem mereça e goste dessas lições.

Historial do Teatro de Dom Roberto

Nos finais dos anos 50, ainda os fantocheiros populares calcorreavam terras portuguesas por festas e romarias, divertindo o povo de pequenos e grandes que acorria a ver os seus espetáculos. Os pequenos bonecos de madeira e trapos bailavam caprichosamente ao som dos gritos estridentes produzidos pelo fantocheiro e tudo terminava invariavelmente pela tradicional cena de pancadaria, para grande alegria do público.

Hoje, o Teatro Dom Roberto é apenas uma imagem feliz da infância de alguns, um traço vivo de uma preciosa herança cultural que se vai esvaindo com os tempos da “modernidade”.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Adaptação, Encenação, Marionetas, Figurinos e Cenário: Nuno Correia Pinto; Actor-Manipulador: Nuno Correia Pinto; Direção de Produção: Nuno Correia Pinto; Secretária de Direção: Cristina Costa; Produção: Cláudia Faria; Comunicação: Catarina Sobral.