Compª Cá e Lá
Programa de Acolhimentos do Chão de Oliva_2023
Com poesia de Cláudia R Sampaio
Direção Artística de Graça dos Santos
DATAS: 21 Jul | sex. 21h30
CRIAÇÃO: COMPª CÁ E LÁ (Paris, França)
CLASS.ETÁRIA: M/6
Info e Reservas 219 233 719
« Somos para sempre filhos dos nossos pais, dos mundos que construíram e dos universos destruídos que choraram, da dor com que tiveram de lidar e das esperanças que depositaram nos nomes que nos deram. Mas somos também, e para sempre, filhos dos livros que lemos, filhos e filhas dos textos que nos construíram, das suas palavras e dos seus silêncios.»
(Delphine HORVILLEUR, Il n’y a pas de Ajar. Monologue contre l’identité, Grasset, 2022, p. 31)
Apoiando-se no sucesso das edições anteriores, Cá e Lá organiza pelo 16º ano consecutivo o seu festival Parfums de Lisbonne. A edição de 2023 deste festival, que cruza as urbanidades entre Lisboa e Paris, tem por tema « Traces / Rastos ». As performances e produções basear-se-ão na obra poética da poeta portuguesa Claudia R Samapio: instalações, sessões de leituras públicas, pequenos formatos, na rua ou noutros espaços proporão ao espetador ouvir e ver palavras da escritora, nas duas línguas do festival, o francês e o português.
Traces / Rastos
O evento, enriquecido pelos laços entre duas capitais europeias, sempre renovados ao longo dos anos, mantém-se muito presente no Quartier de l’Horloge, perto do Centre Georges Pompidou, no ‘coração’ de Paris, conta com a parceria do cinema MK2 Beaubourg (ciclo de cinema) e inscreve-se também na programação da Maison du Portugal – André de Gouveia (CIUP Paris). Parfums de Lisbonne conta com parcerias enraizadas e renovadas que fazem deste festival um evento local e também internacional. Conta pelo terceiro ano com a parceria do Chão de Oliva que recebe a última data do 16ª edição do festival na Casa de Teatro de Sintra.
Em 2023, a companhia Cá e Lá celebra os seus 40 anos. A temática do festival, Traces/Rastos, faz eco de uma dupla vontade : reencontrar os rastos do trabalho realizado e perseguir o caminho. A sessão conta com uma apresentação performática da poesia de Cláudia R Sampaio, dança e canto ao som da pianista-compositora Luísa Gonçalves e com os atores de Cá e Lá.
Alinhamento:
1. Corpos e vozes em movimento bilingue
Apresentação polifónica da poesia de Claudia R Sampaio. Performance com os atores da Companhia Cá e Lá
2. Rimas e versos com música e voz cantada
Os atores cantam poemas musicados, acompanhados por Luísa Gonçalves (piano)
3. Oh que chapéu magnifico !
Diálogo entre artistas e o público. Conversa conduzida por José Manuel da Costa Esteves.
A companhia de teatro parisiense Cá e Lá organiza o Festival Parfums de Lisbonne / Perfumes de Lisboa, cruzamento das urbanidades das capitais portuguesa e francesa. Com uma programação pluridisciplinar baseada em pequenos formatos.
Criado em 2007, o festival é lançado no quartier Beaubourg em Paris, onde alcança um público muito diversificado com performances de rua que dão a ouvir a língua portuguesa. O programa do festival, que inclui teatro, cinema, dança, música, artes plásticas e leituras públicas, decorre em Paris e seus arredores, tendo os organizadores do evento uma ligação privilegiada com os departamentos de português das universidades de Paris e sua região. São de sublinhar as atividades que cruzam o meio universitário e outros públicos, o que implica também a circulação concreta entre espaços físicos e mentais diversificados.
Os ateliers bilingues Passagens do corpo para a voz – à procura de outrem dados por Graça Dos Santos na Université Paris Nanterre (e que incluem a graduação da Licence d’Etudes Portugaises LLCER) são um espaço de circulação que permite aos estudantes de Estudos Portugueses transportarem-se para vários locais da metrópole parisiense e relacionarem-se com outros públicos, com o intuito de divulgar as língua e cultura portuguesas; alguns estudantes fazem a viagem para Lisboa no âmbito da programação da 16ª edição do festival na Casa de Teatro de Sintra, durante o mês de julho de 2023. O festival Parfums de Lisbonne / Perfumes de Lisboa é portanto um evento de movimentação de corpos e ideias que abre para a inclusão social e a quebra de preconceitos, permitindo formas de relacionamento pluricultural e plurilingue.
Festival Parfums de Lisbonne
ORGANIZAÇÃO: Companhia Cá e Lá
(Compagnie de Théâtre Bilingue Français – Portugais)
DIREÇÃO ARTÍSTICA E TEATRO: Graça Dos Santos
LITERATURA : José Manuel Esteves (consultor)
DANÇA : Alice e Adrien Martins
LEITURAS ENCENADAS E ADAPTAÇÃO AO MOVIMENTO: Graça Dos Santos
GUARDA-ROUPA: Isabel Vieira
PIANO: Luísa Gonçalves
ELENCO: Vera Fortunato, Mariana Marques, Gonçalo Cordeiro, Marine Galliano, Florian Dubois, Augusto Vellozo Pampolha
PRODUÇÃO: Graça Dos Santos
Input your search keywords and press Enter.