O PARTEJ – Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil, a Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Aga Khan em Portugal apresentam:
Um encontro para refletir sobre as práticas artísticas direcionadas e/ou lideradas pela Juventude, o papel social da arte e a sua importância para o sentimento comunitário e de pertença, e as dimensões de empregabilidade e de uma visão da Arte enquanto área com potencial de criação de emprego, nomeadamente para os jovens.
DATA: 7 NOV | Ter. 9h15 – 17.30h
LOCAL: Pequeno Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval
ORGANIZAÇÃO: Chão de Oliva – PARTEJ | Câmara Municipal de Sintra – Divisão de Educação e Juventude | Fundação Aga Khan Portugal
DESTINATÁRIOS: Professores, educadores, artistas e outras pessoas
interessadas
Evento gratuito, mas com necessidade de inscrição prévia.
9h30 | Discursos de Abertura | Auditório Acácio Barreiros, C. C. Olga Cadaval
Karim Merali, Diretor Executivo da Fundação Aga Khan
Nuno Correia Pinto, Presidente da Direção do Chão de Oliva
Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra
10h | Experiências Artísticas com Jovens na Comunidade | Auditório Acácio Barreiros, C. C. Olga Cadaval
Conversa/Debate: Reflexões sobre práticas artísticas participativas com jovens e os seus resultados.
João Borges, Narrativa Aleatória Associação Cultural
Diogo “Gazella” Carvalho, Coletivo Unidigrazz
Ricardo Campos, (CICS.NOVA), investigador responsável do projeto ArtCitizenship – Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e ativismo
Yeri Varela, música e mediadora cultural, sobre o Coletivo PARTEJ
Moderação: Susana Coelho, Chefe da Divisão de Educação e Juventude da CMS
11h30 | Coffee Break | Cafetaria do Auditório Acácio Barreiros, C. C. Olga Cadaval
11h45 | Práticas Artísticas: a Criatividade enquanto Fonte de
Rendimento | Auditório Acácio Barreiros, C. C. Olga Cadaval
Conversa/Debate: Reflexões em torno do desenvolvimento pessoal e dimensão da empregabilidade e da profissionalização das artes.
Sofia Pimenta, Diretora do Departamento de Juventude do IPDJ
Carla Dias, Artista e Professora de Ensino Artístico em Abrantes
Miguel RAM, Artista multidisciplinar com visões baseadas no Graffiti
Artista adicional a confirmar
Moderação: Marco Martin, Fundação Aga Khan
13h | Pausa para Almoço | Livre
14h30 | Workshops Práticos
Dirigidos a professores, educadores, artistas e outras pessoas interessadas. Pretende-se que seja um espaço para partilha de experiências, levantamento de questões e desafios e o brainstorming de ideias. Cada participante deverá inscrever-se somente num workshop.
Grupo 1 | Criação Teatral Participativa com Jovens | Sala de Ensaios do C.C. Olga Cadaval
Workshop que aborda o conceito de criação teatral através da prática, bem como o conceito de arte participativa, no contexto do trabalho com jovens. Iremos refletir sobre desafios, partilhar ideias e mapear boas práticas no âmbito da criação artística com este público-alvo.
Facilitação: Susana C. Gaspar, Codiretora Artística da Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva e Professora de Teatro na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa
Grupo 2 | Dinâmicas Territoriais e Espaços Institucionais: do Informal ao Formal | Espaço de Formação no MUSA
Workshop que abordará a mobilização e participação dos jovens a partir de projetos individuais/coletivos e grupos informais, e o percurso que estes podem fazer com vista à identificação e articulação com os espaços institucionais, fruto das aprendizagens em contextos de intervenção territorial da Fundação Aga Khan.
Facilitação: Marco Martin, Coordenador de Projeto na Fundação Aga Khan e Diretor Artístico dos Instantâneos; Rodrigo Faria, Técnico de Projeto na Fundação Aga Khan e Produtor/Gestor de Projetos no Coletivo Unidigrazz
Grupo 3 | Criação Musical: a Dimensão de Música na Comunidade | Casa de Teatro de Sintra
Workshop que parte da vivência de processos de criação musical coletiva, para construir pensamento acerca das suas possibilidades em contextos diversificados de trabalho com jovens. Serão partilhadas ferramentas e discutidas as condições essenciais ao seu bom desenvolvimento.
Facilitação: Abel Arez, Músico, Compositor e Investigador Especialista em Música na Comunidade e Professor Adjunto da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde também coordena a Licenciatura em Música na Comunidade desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Música de Lisboa.
16h15 | Partilha de Conclusões dos Workshops | Auditório Acácio Barreiros, C. C. Olga Cadaval
17h | Sessão de Encerramento e Concerto | Auditório Acácio Barreiros, C. C. Olga Cadaval
Yeri & Yeni são uma dupla de cantoras a dar passos importantes para se lançarem no panorama musical português.
O Projeto PARTEJ – Práticas Artísticas para o Empoderamento Juvenil tem como objetivo geral promover atividades artísticas para a juventude como veículo de reflexão sobre a sua relação com a comunidade (coletivo) e orientação profissional (desenvolvimento pessoal).
Acreditamos que poderemos, através das práticas artísticas, responder a necessidades sociais do público-alvo definido (Jovens), tais como a oferta de atividades que sejam reflexo dos seus interesses e que os capacitem para o futuro (orientação profissional), criando novas oportunidades de empregabilidade. Através de processos de pesquisa para criação colaborativa (produção artística) haverá uma oportunidade para refletirem sobre a sua própria comunidade e futuro profissional.
Por outro lado, a ligação à comunidade e sentido de pertença – sentir-se “Parte” – é também um contributo crucial para a Inclusão Social dos jovens. O plano de atividades prevê o envolvimento de diferentes parceiros locais e outros públicos, que poderão usufruir deste projeto.
O público-alvo são jovens adolescentes entre os 15 e 18 anos e jovens adultos entre os 18 e 25 anos. As atividades do PARTEJ, são pensadas para “jovens que não se encontram nem inseridos no mercado de trabalho, nem no sistema de ensino formal”, ou para jovens em risco de desistirem do sistema de ensino. Ocasionalmente, são também abertas a outras faixas etárias no sentido de construir uma maior ligação comunitária e de partilhar experiências intergeracionais.
O projeto teve início em 2021 na Tapada das Mercês, onde está prestes a terminar, em dezembro deste ano, o primeiro ciclo de três anos. Tem agora continuidade, com o início de um novo ciclo trienal em agosto de 2023, numa nova zona geográfica do Concelho de Sintra onde se identificaram lacunas e necessidades a colmatar: Agualva e Mira Sintra.
Input your search keywords and press Enter.