AUTORIA: Coletiva
ENCENAÇÃO: Susana C. Gaspar
CRIAÇÃO: Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/14
ESTREIA: 7 Maio 2022
Mentes que Sentem é uma criação da Companhia de Teatro de Sintra que resulta do projeto de arte participativa “SenteMente – práticas artísticas sobre o bem-estar e saúde mental em mulheres”, realizado no âmbito do programa PARTIS & Art for Change. O espetáculo reúne testemunhos e histórias das participantes do projeto, com o objetivo de reduzir o estigma sobre transtornos mentais, tais como a depressão. Em palco, este grupo de atrizes não profissionais partilha uma manta de histórias, emprestam as suas vozes umas às outras e narram as suas vivências, num percurso inevitável de resiliência.
O projeto SenteMente – práticas artísticas para o bem-estar e saúde mental em mulheres é um projeto promovido pelo Chão de Oliva, em parceria com a Fundação Aga Khan, Jangada d’Emoções, Câmara Municipal de Sintra, Santa Casa da Misericórdia de Sintra, entre outros parceiros, com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “la caixa”, ao abrigo do programa PARTIS & Art for Change.
Este projeto procura promover práticas artísticas dirigidas a mulheres com perturbações psicológicas, residentes em dois territórios em Sintra – Tapada das Mercês e Casal de São José.
As perturbações psicológicas, tais como ansiedade ou depressão, podem ser fatores de exclusão social por criarem no indivíduo o sentimento de incapacidade, abandono ou apatia. As práticas artísticas, e o teatro em particular, surgem como estratégia de reflexão e ação sobre estes temas no terreno e enquanto pesquisa ativa, que contribua para a inclusão social das mulheres participantes e para a sensibilização da comunidade alargada.
Com o objetivo de estabelecer a ligação entre o teatro, a comunidade, a igualdade de género e a saúde mental, integraram-se práticas pluridisciplinares no processo criativo (da composição plástica ao movimento, da escrita à improvisação teatral), reunindo material é agora apresentado publicamente. No decurso das sessões, trabalharam-se sobre textos autobiográficos, factos do dia-a-dia e histórias da comunidade, numa perspetiva de valorização pessoal e coletiva.
7/05/2022 – Centro Cultural Olga Cadaval (Peq.Auditório), Sintra
– ESTREIA
22/10/2022 – Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada
– No âmbito do Dia Internacional da Saúde Mental
05/11/2022 – Casa da Juventude da Tapada das Mercês.
– Apresentação à comunidade
28/01/2023 – Fundação Calouste Gulbenkian
– Inserido na programação “Isto é PARTIS & ART FOR CHANGE 2023”
(Imagens na galeria abaixo)
Companhia de Teatro de Sintra - Chão de Oliva
Companhia residente do Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural, a Companhia de Teatro de Sintra (CTS) foi a primeira estrutura profissional de teatro a ser criada em Sintra, em 1990, mantendo, desde então, uma atividade contínua de criação.
O crescente reconhecimento do trabalho desta Companhia reflete-se em convites para a participar em festivais e colaborar em coproduções com várias companhias e estruturas portuguesas e estrangeiras, como são o caso, entre outras, de A Comuna – Teatro de Pesquisa, Companhia de Teatro de Almada, Teatro Praga, JGM, Teatro da Garagem, Mala Voadora, Compª Cuarta Pared (Madrid), Teatro Matarille (Santiago de Compostela), Grupo Teatro Por Que Não? (Santa Maria, Brasil), Grupo Lareira Artes (Maputo, Moçambique), CACAU-Fundação Roçamundo (São Tomé e Principe), Fladu Fla (Cabo Verde).
Encenação: Susana C. Gaspar
Assistência de encenação: Paula Pedregal
Dramaturgia: criação coletiva
Apoio na criação musical: Inês Silva
Interpretação: Amarilis Silvestre, Catarina Borges, Durbis Mujica, Elisabete Baptista, Elisabete Borges, Emiliana Semedo, Isabel Felismino, Liliana Rosário, Lisandra Borges, Luísa Francisco, Marah Borges, Maria Helena Osório, Maria Quintela, Maria Teresa Cabral, Marília Conniott, Yeri Varela
Voz-off: Lúcia Campos e Nádia Alves
Figurinos: criação coletiva
Direção de Produção: Nuno Correia Pinto
Produção Executiva: Cláudia Faria
Secretária de Direção e Produção: Cristina Costa
Montagens: Luiz Quaresma
Desenho de Luz: Marco Lopes (Show Ventura)
Produção: Chão de Oliva
Financiamento: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”
Apoios: Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Sintra
Parceiros: Fundação Aga Khan, Jangada d’Emoções, Câmara Municipal de Sintra – Divisão de Educação e Juventude, Junta de Freguesia de Algueirão Mem-Martins, Escola Superior de Educação de Lisboa e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Input your search keywords and press Enter.