Espetáculo de marionetas para toda a família

AUTOR: Afonso Cruz
ENCENAÇÃO: Paula Pedregal
ESTREIA: 15 Abril 2023
PRODUÇÃO: Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva

DISPONÍVEL PARA ITINERÂNCIA 
+ Info: 219 233 719 || producao@chaodeoliva.com

Apresentação

Na obra de Afonso Cruz,  “A Cruzada das Crianças (vamos mudar o mundo)” as crianças põem em causa o mundo dos adultos  e reivindicam um mundo melhor, por exemplo: acabar com a fome, com a solidão, com os espelhos. Fazem perguntas sobre a utilidade dos bancos ou dos músculos dos super heróis.

Com este espetáculo, pretende-se instigar as crianças/jovens a questionar a realidade e o mundo, perguntando, reclamando, provocando os adultos.

sobre a encenadora e Atriz

Paula Pedregal

Paula Pedregal, nascida em Lisboa em 1968. Formada em Teatro na ESTC de Lisboa, em 1992 e em Encenação em 2000. 
Desenvolve a sua atividade como atriz, encenadora, professora de teatro e codirectora artística no Centro de Difusão Cultural Chão de Oliva.
Estudou a técnica O Método para o Actor, com Marcia Haufrecht, em vários Workshops; participa em diversos Workshops realizados pelo Sector de Teatro do Serviço de Belas Artes da Gulbenkian,
nomeadamente, pelo Odin Theatre e pela bailarina brasileira Rossela Terranova (Equilíbrio/Desequilíbrio).
Inicia a carreira de atriz no Teatro da Cornucópia em 1990 na peça Muito Barulho Por Nada, de William Shakespeare; participa como atriz em vários projetos do Teatro da Garagem; em projetos de teatro pontuais (Canção dos Oceanos, encenação de Rui Vilhena; Chuva de Verão, no Teatro da Comuna).
Participa ainda em vários projetos para televisão e cinema, nomeadamente, novelas, sitcoms e séries (no elenco principal de: Na Paz dos Anjos; Terra Mãe; Vidas de Sal; Trapos e Companhia; participação pontual: Banqueira do Povo, Policias, Jornalistas, Desculpem Qualquer Coisinha, etc; participa no filme de Luís Filipe Rocha, Passagem da Noite; no filme de Patrice Chéreau, A Rainha Margot; no filme de Eyal Halfon, The 90 Minutes War.).
Adapta e encena a Crónica dos Bons Malandros, de Mário Zambujal; encena As Criadas, de Jean Genet, na Companhia de Teatro Chão de Oliva; Faz a adaptação para teatro da obra literária de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha.
Lecionou a disciplina de Oficina de Expressão Dramática (9ºano e 12º ano) em escolas particulares e públicas (Colégio Académico e, na então designada, Escola C+S de Apelação-Loures); deu aulas de Teatro em diversos projetos da Câmara Municipal de Lisboa (projetos de “Sensibilização à Criatividade e à Leitura”, em escolas do Ensino Básico; projeto “Contigo Vais Longe” em diversas Juntas de Freguesia); dá aulas de Interpretação, durante vários anos, nas Oficinas de Teatro do grupo de teatro brasileiro Os Satyros.

SOBRE A EQUIPA

Atores

O 𝗖𝗮𝗿𝗹𝗼𝘀 𝗔𝗯𝗿𝗲𝘂 𝗲 𝗟𝗶𝗺𝗮 fez a sua formação artística na Escola do Chapitô, e depois em França e Espanha. O seu percurso artístico, para além de passar pelo circo, na disciplina de forças combinadas, passa ainda pelo teatro físico e pela música (como percussionista). E é com o ritmo e a precisão do trabalho físico do rapaz do circo que iremos contar esta história.

O 𝗛𝘂𝗴𝗼 𝗦𝗲𝗾𝘂𝗲𝗶𝗿𝗮 é um ator formado pelo TEC e na ESTC. Desenvolveu o seu trabalho entre o teatro, a televisão e o cinema. Pelos inúmeros palcos por onde passou, e com @s grandes mestres do teatro português, desenvolveu uma técnica irrepreensível. Mas é com a profundidade e sensibilidade, que caracterizam o Hugo, que esta história é contada. E com muita emoção e delicadeza.

Equipa Criativa

MARIONETAS
Jorge Cerqueira

Artista plástico e professor de E.V., E.T., E. A. (teatro) dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.

É formado em Artes do Fogo – Escola de Artes Decorativas António Arroio, frequentou a ESBAL – Artes Plásticas.

Dedica-se à construção de marionetas desde 1992, tendo frequentado estágios de construção de marionetas com: José Ramalho e Cristina Pereira (Marionetas de Lisboa), Jordi Bertrand, Toni Rumbau, Grupo de Marionetas Mandrágora, Diego Dámian Gilardi, Marcelo Lafontana, Bernd Ogrodnik.

 Construiu marionetas para diversas peças de teatro: (Os Três Mosqueteiros; A Ilha do Tesouro) para o TIL; (Agamémnon em Aulida) para o GTAM- Viana do Castelo; (O Rei Vai Nu; Pedro e o Lobo; O Rei UBU; O Segredo do Rio; A Cigarra e a Formiga; A Armadilha de Medusa, O Menino Eterno), para o Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva.

Tem dado formação em construção de marionetas para professores. Dinamizou sessões de construção de sombras no âmbito do Festival – Marionetas em Novembro – Leiria. Entre 2012 e 2016 colaborou com LA VIVANDIERE (Nyons, França) onde orientou estágios de construção de marionetas.

Expõe o seu trabalho regularmente em Portugal e no estrangeiro, tendo representado Portugal em Milão a convite do IEFP.

Participou com o seu trabalho em Festivais de Marionetas: Festafife, Mar-Marionetas, Marionetas em Novembro, Marionetas na Cidade, 6º EIM MONTEMOR, FIMS, MALUGA, MIMMOS.

Obteve o 1º lugar em 2015 no Concurso de Marionetas e outras Formas de animarMar Marionetas – Câmara Municipal de Espinho

 Está representado na coleção de marionetas do Museu da Marioneta-Lisboa, Museu de Marionetas de Macau e Museu de Antropologia de Vancouver, Canadá, bem como em coleções particulares.

CENOGRAFIA E FIGURINOS
Maria Luiz (pseudónimo)

Ingressa em 1989 na Escola Superior de Teatro e Cinema, iniciando a sua formação no Curso de Realização Plástica do Espetáculo. Regressa em 1998 para fazer o CESE em Teatro e Educação. Uma década depois conclui formação na primeira turma de Mestrado em Teatro e Comunidade.

Em 1994, surge o interesse pelo ensino das matérias com que trabalha e a partir dessa data tem mantido uma atividade pedagógica constante, como docente em diferentes graus de ensino e como formadora em projetos pontuais com instituições diversas.

A sua atividade profissional tem abrangido diferentes áreas do espetáculo como a cenografia ou a luminotecnia, mas são os trabalhos de figurinos a sua área de eleição.

Foi assistente de João Vieira, José Manuel Castanheira, Maria Gonzaga e Pedro Cabrita Reis. Em projetos pontuais trabalhou com: Carlos Cabral, Dinarte Branco, Elsa Valentim, Gastão Cruz, João Santos Lopes, João Silva, Jorge Silva, José Peixoto, Luís Assis, Luís Bragança Gil, Miguel Seabra, Natália Luiza, Nicolau dos Mares, Nuno Pino Custódio, Paula Pedregal, Pedro Oliveira, Pedro Tavares, Pedro Sena Nunes, Rui Sena, São José Lapa entre outros.

Andante Associação Artística, Grupo de Teatro Terapêutico-HJM, O Bando, Teatro dos Aloés, Teatro Meridional, são alguns dos grupos com quem trabalhou.

É membro fundador da Associação Portuguesa de Cenografia.

ESPAÇO SONORO E MÚSICA ORIGINAL
Abel Arez 

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde preside ao Departamento de Formação e Investigação em Artes e Design e coordena a Licenciatura em Música na Comunidade desenvolvida em conjunto com a Escola Superior de Música de Lisboa.

No âmbito dessas funções, tem desenvolvido trabalho na formação e acompanhamento de práticas de Músicos na Comunidade, Animadores Socioculturais e Mediadores Artísticos e Culturais.

Obteve, em 2018, o título de Especialista em Música na Comunidade conferido pelo consórcio constituído pelo Instituto Politécnico de Lisboa, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Santarém e Universidade de Aveiro.

Enquanto investigador, tem-se envolvido em projetos de investigação nas áreas da Arte Comunitária e dos processos de Desenvolvimento Comunitário com ela relacionados de que são exemplo os projetos de investigação Particip’arte, Integr’arte e Commus – Fazer Música, Viver Comunidade.

Como músico, tem desenvolvido trabalho na área da composição, dos quais se destacam os espetáculos “m’Água” (encomenda da Faro Capital da Cultura); “Pulsar” Associação de desenvolvimento e Património de Mértola; “A Darker Shade of Fado”, com o apoio do Arts Council England e “FADO: History and Soul” (encomenda do King’s College, Londres).

ASSISTÊNCIA MUSICAL
Ivan Pedreira

Ivan Pedreira, baixista, compositor, cantor, produtor e formador. Formado em Música na Comunidade pela Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música de Lisboa, habilitado com CCP, atua através de vários projetos em diversas áreas de intervenção social e comunitária.

Compositor, músico e cantor, tem o álbum “Fuzamiura” editado pela Editora Farol Música (Grupo Média Capital), e está a preparar o lançamento do seu segundo trabalho. Como baixista profissional, participa em vários projetos de artistas portugueses e internacionais, tanto ao vivo como em gravação em estúdio. Participou em projetos com Paulo Gonzo, Tatanka, Sandra Fidalgo, Operação Triunfo, Piece of Cake, entre outros. Foi selecionado pelo Circo Soleil como baixista, estando um ano em cena no Casino Estoril, com o espetáculo “Visions”.

Como formador e dinamizador, atua em projetos na CERCIAMA – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Amadora, e com a Associação FORM2YOU, no projeto GUTS (Music and Storytelling in Prisons), Atividades Extracurriculares na EB1 Várzea de Sintra, professor de música ao 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico na escola Parkids. Paralelamente, dá formação particular e em escolas na prática de vários instrumentos, canto e expressão musical. Consultor e produtor musical com a Associação Cultural Chão de Oliva. Falta colocar que sou vocal coach para os participantes do The Voice edição 2023

DESENHO DE LUZ
Ana Uva

Licenciatura em Design de Cena na Escola Superior de Teatro, especialização em Design de Luz.

SOBRE O Fio d'Azeite - Marionetas do Chão de Oliva

O Fio d’Azeite foi formado em 1992, como consequência de um trabalho de sensibilização às marionetas e às formas animadas, realizado em 1989 pelo Chão de Oliva, e dirigidos por José Carlos Barros e José Ramalho.

A atividade do Fio d’Azeite é caraterizada pelo domínio das linguagens tradicionais da “arte da marioneta” e procura de novas soluções formais para esta milenar expressão teatral. A nível dos temas, revisitam-se contos intemporais, tanto de tradição oral como escrita, assim como de textos de autores que se revelem como fonte de prazer e cúmplices de inquietação, num trabalho de pesquisa onde a figura, a imagem – enfim, a forma plástica – e os textos protagonizam novos significantes.

Neste percurso, tenta-se não confundir temas a abordar – e que até agora têm privilegiado um imaginário relacionado com a infância, mas com alcance para além dos tempos e das faixas etárias -, com técnicas: a preocupação, nesse âmbito, para além da aprendizagem do saber clássico, incide sobre a pesquisa estética nas preocupações artísticas do nosso tempo. Nesta procura, aposta-se ainda na multidisciplinaridade, valorizando a imagem em movimento, a paridade dos elementos visuais, assim como a extensão às outras artes, como o teatro, a música e a dança, numa pesquisa dinâmica e atenta das artes vivas contemporâneas.

FICHA ARTÍSTICA e TÉCNICA

Texto Original: Afonso Cruz 
Encenação: Paula Pedregal
Assistente de encenação: Nuno Correia Pinto
Interpretação: Carlos Abreu e Lima, Hugo Sequeira e Paula Pedregal
Concepção Plástica: Maria Luiz
Marionetas: Jorge Cerqueira
Concepção Musical : Abel Arez
Assistente Musical: Ivan Pedreira
Desenho de Luz: Ana Uva 
Imagem Cartaz: Susana Antão

Direção de Produção: Nuno Correia Pinto
Produção Executiva: Luís Ferreira
Comunicação: Susana C. Gaspar (coordenação) e Cláudia Faria (execução)
Montagens e assistência Geral: Luiz Quaresma
Operação Técnica: Cláudio Martins
Secretária de Direção e Produção: Cristina Costa
Criação: Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva
A partir da obra “A cruzada das crianças” de Afonso Cruz
publicada pela Alfaguara – Penguin Random House Grupo Editorial Portugal.