A Companhia de Teatro de Sintra encontra-se em processo de criação para:
“As Ressuscitadas”, de Miguel Falcão
Sinopse
A peça de Miguel Falcão, vencedora do Prémio Nacional de Artes do Espetáculo Maria João Fontaínhas, em 2022, “As Ressuscitadas”, centra-se no encontro entre duas mulheres, vítimas de vários tipos de violência, abuso e opressão masculina.
A obra conta a estória de Gilhermina e Hermínia que, apesar das suas diferentes origens e contextos, decidem confiar e salvar a vida uma da outra.
Guilhermina foi emigrante na América, onde a patroa a batizou de Winnie. Agora trabalha/vive num cemitério, com o marido, coveiro de profissão. Apanha pancada do seu homem e acha-se merecedora.
Hermínia anda fugida do homem por quem julgava estar apaixonada, até ao dia em que o mesmo começou a aterrorizá-la.
Guilhermina/Winnie acolhe Hermínia, empresta-lhe a alcunha: Winnie; e uma sepultura para se esconder do perseguidor, enquanto esperam…
Breve contexto
O autor, Miguel Falcão, para lá das suas filiações estéticas, num exercício de intertextualidade e referências múltiplas, de Happy Days de Beckett a Chavela Vargas, leva-nos, com esta peça, a refletir sobre algumas temáticas que emergem como centrais no debate da atualidade e que dizem respeito à violência contra as mulheres. A violência quotidiana – aquela que faz com que as mulheres tenham sempre medo de ser assediadas, violadas, censuradas e repreendidas socialmente.
Ficha artística
Criação e interpretação de Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Susana C. Gaspar
Cenografia de Luís Santos
Música original de Pedro Branco
Estreia em novembro 2024
Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva encontra-se em processo de criação para:
“Circuns_tancia”
Sinopse
Um espetáculo de marionetas de fios num ambiente de circo, onde se mostra que o caminho é feito de conquistas e de dificuldades, mas com perseverança se vai moldando o caminho de cada pessoa. Primeiro o equilíbrio, depois a caracterização de palhaço, seguido do malabarismo até chegar ao contorcionismo, funambulismo… eis o percurso da personagem homem. Por outro lado, temos outra personagem, a mulher, que luta, sabendo bem o que quer, com muita insistência pela perfeição do gesto, da sua arte… A circunstância junta estas duas almas que pensam fazer caminho juntos, mas nem sempre o caminho é fácil. Aparece um mal que tenta destruir o que os dois conseguiram construir. Mas a perseverança e o compromisso para connosco e com os outros, consegue vencer as dificuldades e assim chegar a um final feliz.
Ficha artística
Criação e interpretação de Nuno Correia Pinto e Rui Sousa
Estreia em outubro 2024, em Espanha
Input your search keywords and press Enter.