
2ª Jornada sobre Teatro e Educação
No dia 28 de fevereiro, o Chão de Oliva e a Câmara Municipal de Sintra promovem a 2.ª Jornada sobre Teatro e Educação, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, com novos painéis de conversa e um workshop. Este evento enquadra-se no projeto da Mostra de Teatro das Escolas de Sintra.
28 de fevereiro 2023
Centro Cultural Olga Cadaval
10h – 18h
INSCRIÇÃO
Resumo do Programa:
9h30 – 10h00 – Receção aos participantes
(Entrada do Pequeno Auditório)
10h00 – 10h20 – Discurso de abertura
10h20 – 11h30 – Teatro na Creche e Pré-escolar: do jogo simbólico ao jogo teatral
Oradoras: Célia Fonseca, Rita Lucas Coelho e Alice Cavalinhos
Moderação: Miguel Falcão
11h30 – 11h50 – Coffee Break
11h50 – 13h00 – O impacto do teatro na vivência da escola (1.º ciclo ao secundário)
Oradores: Joana Maria, Susana Vidal, Emanuel Vicente e Pedro Branco
Moderação: Susana C. Gaspar
13h00 – 14h30 – Almoço (livre, com preços especiais em restaurantes parceiros)
14h30 – 15h00 – Experiências sobre práticas artísticas e participação
Conversa com Yolanda Santos (Chão de Oliva/Projeto PARTEJ) e Solange Aquino (Casa Seis)
(Sala de Ensaios)
15h00 – 18h00 – Workshop: Práticas Artísticas e Participação, com Hugo Cruz [esgotado]
(Sala de Ensaios)
[O workshop é gratuito, mas com lugares limitados. Informamos que já se esgotaram todas as vagas.] Esta oficina propõe uma aproximação e reflexão sobre as práticas artísticas participativas e comunitárias. Da interação entre as Práticas Artísticas, a Participação, a Política e as Comunidades Locais emerge um território de criação com um potencial específico e características muito próprias. A abordagem proposta nesta oficina passa por um contacto com diferentes perspetivas – cultural, artística, educativa, comunitária, social e política – numa visão articulada e complementar.
Para além de uma breve reflexão teórica, esta ação baseia-se no aprofundamento de experiências desenvolvidas em diferentes contextos – escolas, prisões, centros de dia e diversas populações (pessoas sem-abrigo, idosos, reclusos, desempregados, crianças e jovens em risco, moradores de bairros de realojamento social, pessoas surdas, etc.).
Pretende-se com esta oficina desenvolver uma postura de questionamento dos profissionais e estudantes com interesse no desenvolvimento na área da criação artística, ação cultural, social e educativa, com foco no desenvolvimento de competências pedagógicas e humanas e da capacidade de pesquisa, reflexão crítica e ação sobre a realidade.