Programa de Acolhimentos do Chão de Oliva_2023
Texto de Rafael Salmona
Direção de Fernando de Carvalho
Interpretação de Lucca Marques, Rafael Salmona e Vinicius Facó
DATAS: 10 e 11 NOV | Sex. e Sáb. 21h30
CRIAÇÃO: COLETIVO LEVANTE (BRASIL)
CLASS. ETÁRIA: M/16
DURAÇÃO APROX.: 70min
RESERVAS: 219 233 719 (10h às 22h – preços e condições em bilheteira)
BILHETES: à venda na Ticketline
“Uma ficção não tão distante da realidade.”
Após um vírus contaminar 33% da população humana, o Estado, que exerce grande poder sobre a sociedade, opta por separar todas as vítimas e pessoas em zona de risco em quarentena. Segundo os organizadores, os segregados passariam por uma bateria de exames para saber se estão ou não aptos para viver em sociedade.
O vírus que se alastra rapidamente pela sociedade, transmitido pelo toque e por relações sexuais, remete ao HIV e as punições e acusações previstas para seus portadores direcionam a temática da peça para a discussão sobre o preconceito contra homossexuais e a desinformação. Ares, Eros e Apolo são vítimas da situação e levam ao público a importante reflexão sobre amor e convívio em sociedade.
O Coletivo Levante – Primaveras Artísticas formou-se em 2021 em Brasília, Brasil, com sede no Espaço Multicultural Casa dos Quatro, durante a reabertura dos teatros após as restrições da pandemia. Tem como objetivo trazer para a cena temas sensíveis e urgentes, como a diversidade, o preconceito e o papel da juventude nos nossos tempos. Daí o nome Levante, que nos traz uma imagem de pessoas reunidas e dispostas a falar do mundo, contestar o status quo, abordar de forma poética e irreverente o que nos comove e o que procuramos, como artistas, transformar no mundo. O que nos leva ao nome “Primavera”, nome dado a movimentos populares como a revolução estudantil de 1968 em Paris, ou os movimentos pela democracia no Médio Oriente em 2010. A arte é revolucionária, assim como o amor, ambos tão necessários nos tempos conturbados em que vivemos.
O espetáculo “Proibido Amar” recebeu na temporada em São Paulo, no Brasil, 3 prêmios CENYM – Melhor texto original, melhor qualidade artística de produção e melhor cartaz de publicidade.
Texto: Rafael Salmona
Encenação: Fernando de Carvalho
Atores: Lucca Marques, Rafael Salmona e Vinicius Facó
Operação técnica: Cláudio Martins
Input your search keywords and press Enter.