O CO, através da sua experiência de teatro em comunidade, a Fundação Aga Khan (AKF Prt) através do projeto de desenvolvimento comunitário (desde 2009) e o grupo informal Clube das Mulheres, agora formalizado como Jangada d’Emoções, entre outros parceiros, desenvolvem um projeto de práticas artísticas dirigidas a mulheres com perturbações psicológicas.
As perturbações psicológicas, tais como ansiedade ou depressão, podem ser fatores de exclusão social por criarem no indivíduo o sentimento de incapacidade, abandono ou apatia.
As práticas artísticas, e o teatro em particular, surgem como estratégia de reflexão e ação sobre estes temas no terreno e enquanto pesquisa ativa, que contribua para a inclusão social das mulheres participantes no projeto.
Com o objetivo de estabelecer a ligação entre o teatro, a comunidade, a igualdade de género e a saúde mental, integraram-se práticas pluridisciplinares no processo criativo (da composição plástica ao movimento, da escrita à improvisação teatral), que culminaram numa criação teatral.
No decurso das sessões, trabalharam-se textos autobiográficos, factos do dia-a-dia e histórias da comunidade, numa perspetiva de valorização pessoal e coletiva.
Projeto apoiado no âmbito do programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação La Caixa, com direção artística de Susana C. Gaspar.
Mais informações aqui
Em novembro de 2019, o Chão de Oliva, em parceria com a Amnistia Internacional Portugal e Escola Superior de Educação de Lisboa, deu início a um projeto de Teatro com Reclusos, no Estabelecimento Prisional de Sintra. Neste projeto, através de dinâmicas de expressão e criação no espaço teatral, incentivou-se a reflexão individual e coletiva sobre a identidade de cada participante, procurando estimular a projeção e criação de um melhor futuro, que não passe pela reincidência criminal. Ao procurar refletir sobre a identidade de cada sujeito, através de reflexão individual e coletiva no espaço teatral, vemos a oportunidade para transformar autoperceções negativas e contribuir para uma reinserção social mais eficaz.
O projeto ficou suspenso em março de 2020 devido à situação de pandemia.
Input your search keywords and press Enter.