Fio d'Azeite

CIRCU_NSTÂNCIA

Criação e Manipulação de Nuno Correia Pinto e Rui Sousa

CRIAÇÃO E MANIPULAÇÃO: Nuno Correia Pinto e Rui Sousa

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/3

DURAÇÃO APROX.: 40 min.

ESTREIA: 11 DE OUTUBRO DE 2024

LOCAL: Teatro Guirigai – Badajoz, Espanha

agenda

22 e 23 de MAR | sábado às 21.30h e domingo às 16h
Casa de Teatro de Sintra, Lisboa
(localização no google maps)
Bilhetes: ticketline.pt
Informações e Reservas: 219 233 719 (10h às 22h) ou na página da nossa bilheteira

Disponíveis para agendamento de datas adicionais para grupos organizados

Circu_nstância 2

Sinopse

Um espetáculo de marionetas de fios num ambiente de circo, onde se mostra que o caminho é feito de conquistas, de dificuldades, mas com perseverança se vai moldando o caminho de cada pessoa.

Primeiro o equilíbrio, depois a caracterização de palhaço, seguido do malabarismo até chegar ao contorcionismo, funambulismo… eis o percurso do personagem homem. Por outro lado, temos outro personagem, a mulher, que sabendo o que quer luta, com muita insistência, pela perfeição do gesto, da sua arte… A circunstância junta estas duas almas e pensam fazer caminho juntos, mas nem sempre o caminho é fácil. Aparece um mal que tenta destruir o que os dois conseguiram construir. Mas a perseverança e o compromisso para connosco e com os outros consegue vencer as dificuldades e assim chegar-se a um final feliz.

a companhia Fio d’azeite

fio dazeite POS rgb

Companhia residente do Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural, O Fio D´Azeite foi formado em 1992, a partir de um trabalho de sensibilização às marionetas e às formas animadas realizado em 1989 pela Associação Cultural Chão de Oliva e orientado, através de cursos de construção e manipulação, por José Carlos Barros, nome-referência do teatro de marionetas e formas animadas entre nós; e ainda por José Ramalho.

Caracterizaram a actividade do grupo desde o início, a nível técnico, o domínio das linguagens tradicionais da “arte da marioneta” e a procura de novas soluções formais para esta milenar expressão teatral; a nível dos temas, revisitação dos contos intemporais, tanto de tradição oral como escrita, assim como de textos de autores que se revelem como fonte de prazer e cúmplices de inquietação (já que não entendemos o aparecimento de novas formas sem o profundo estímulo dos conteúdos), num trabalho de pesquisa onde a figura, a imagem – enfim, a forma plástica – e os textos protagonizam novos significantes.

FICHA ARTÍSTICA e TÉCNICA

Criação: Fio d’Azeite
Criação e Manipulação: Nuno Correia Pinto e Rui Sousa

Produção: Chão de Oliva
Direção de Produção: Nuno Correia Pinto
Produção Executiva: Nisa Eliziário
Secretaria de Direção e Produção: Cristina Costa
Execução e montagem cenográfica: Luiz Quaresma 
Operação técnica de luz e som: Ton Bonassa
Direção de comunicação: Susana C. Gaspar
Assistência geral: Gonçalo Pereira
Assessoria de imprensa: The Square
Direção Artística do Chão de Oliva: Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal Susana C. Gaspar

Patrocinios 3