ENCENAÇÃO: Nuno Correia Pinto
CRIAÇÃO: Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/4
ESTREIA: NOVEMBRO 1998
DISPONÍVEL PARA ITINERÂNCIA
+ Info: 219 233 719 || producao@chaodeoliva.com
23 JUN | 11h e 16h | Jardim da Estrela, Lisboa
MARATONA DE ROBERTOS – Museu da Marioneta de Lisboa
O espetáculo Novas Estórias de Dom Roberto recupera algumas das histórias tradicionais que na sua maior parte são dramatizações de contos populares, histórias de patranhas e artimanhas, camponesas, dragões, mágicos, princesas e libertadores, adaptações de estorietas feitas de tretas e alguma “moralidade” para quem mereça e goste dessas lições.
Nos finais dos anos 50, ainda os fantocheiros populares calcorreavam terras portuguesas por festas e romarias, divertindo o povo de pequenos e grandes que acorria a ver os seus espetáculos. Os pequenos bonecos de madeira e trapos bailavam caprichosamente ao som dos gritos estridentes produzidos pelo fantocheiro e tudo terminava invariavelmente pela tradicional cena de pancadaria, para grande alegria do público.
Hoje, o Teatro Dom Roberto é apenas uma imagem feliz da infância de alguns, um traço vivo de uma preciosa herança cultural que se vai esvaindo com os tempos da “modernidade”.
Nuno Correia Pinto, natural de Sintra, mestrado em teatro na especialidade de actor-marionetista, pela Universidade de Évora.
Começou a sua actividade artística na Esc. Sec. Stª Maria da Portela de Sintra quando tinha 15/16 anos e nunca mais parou. Desde então trabalha no Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra, na Casa de Teatro de Sintra, acumulando responsabilidades de direcção artística, actor, marionetista, encenador, gestão e produção.
Habitualmente cria, interpreta, encena espectáculos de teatro marionetas e de Teatro, com textos próprios ou de outros, para crianças e para adultos.
O Fio D´Azeite foi formado em 1992, como consequência de um trabalho de sensibilização às marionetas e às formas animadas, realizado em 1989 pelo Chão de Oliva, e dirigidos por José Carlos Barros e José Ramalho.
A atividade do Fio d’Azeite é caraterizada pelo domínio das linguagens tradicionais da “arte da marioneta” e procura de novas soluções formais para esta milenar expressão teatral. Revisitam-se contos intemporais, tanto de tradição oral como escrita, assim como de textos de autores que se revelem como fonte de prazer e cúmplices de inquietação, num trabalho de pesquisa onde a figura, a imagem – enfim, a forma plástica – e os textos protagonizam novos significantes. Aposta-se ainda na multidisciplinaridade, valorizando a imagem em movimento, a paridade dos elementos visuais, assim como a extensão às outras artes, como o teatro, a música e a dança, numa pesquisa dinâmica e atenta das artes vivas contemporâneas.
Adaptação, Encenação, Marionetas, Figurinos e Cenário: Nuno Correia Pinto
Actor-Manipulador: Nuno Correia Pinto
Direção de Produção: Nuno Correia Pinto
Secretária de Direção: Cristina Costa
Produção: Nisa Eliziário
Direção de Comunicação: Susana C. Gaspar
Comunicação: Catarina Fontinha
Input your search keywords and press Enter.