Fio D'Azeite - Grupo de Marionetas apresenta

O PEDRO, A MENTIRA E O LOBO

A PARTIR DO CONTO POPULAR DE ESOPO
encenação de NUNO CORREIA PINTO

AUTOR: Conto popular
ADAPTAÇÃO, ENCENAÇÃO e INTERPRETAÇÃO: Nuno Correia Pinto
CRIAÇÃO: Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: M/3

DURAÇÃO: Aprox. 45 min.
ESTREIA:
 NOVEMBRO 2016

DISPONÍVEL PARA ITINERÂNCIA 
+ Info: 219 233 719 || producao@chaodeoliva.com

AGENDA

Reposição do Espetáculo na Casa de Teatro de Sintra
Sáb. 8 JUN às 16h e Dom. 9 JUN às 11h
Bilhetes à venda em ticketline.pt e/ou reservas pelo 219 233 719 (10h às 22h)
5€ para -25 e +65 anos | 7,5€ para restante público
(condições especiais adicionais na nossa página de bilheteira)

SINOPSE

Um pastorzinho com o nome Pedro, que vivia no campo com o seu avô, com tenra idade já trabalha como pastor. O Pedro é um rapaz igual aos outros, gosta de brincar como os outros meninos, embora não tenha muitos meninos para brincar com ele, brinca com amigos especiais – os animais do campo. Um dia perto de um local onde trabalhavam uns camponeses, resolveu brincar com as pessoas crescidas. As pessoas crescidas são diferentes das crianças e por isso não entendem as brincadeiras das crianças. No final, o Pedro tem um grande susto e aprende uma lição.
Mais sobre o espetáculo

Todas as estórias tradicionais, que chegam aos nossos tempos por via oral, contêm uma mensagem ou uma moral, esta não é diferente. A moral: os malefícios da mentira, mas ainda a importância da dimensão familiar e da vivência no campo, longe das cidades.

Este é um espetáculo ao jeito de contador de estórias, recorrendo a marionetas, objetos e brinquedos, adequado para crianças e para pequenos grupos em espaços intimistas.

O Encenador

Nuno Correia Pinto é natural de Sintra, mestrado em teatro na especialidade de actor-marionetista, pela Universidade de Évora.

Começou a sua actividade artística na Esc. Sec. Stª Maria da Portela de Sintra quando tinha 15/16 anos e nunca mais parou. Desde então trabalha no Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra, na Casa de Teatro de Sintra, acumulando responsabilidades de direcção artística, actor, marionetista, encenador, gestão e produção.

Habitualmente cria, interpreta, encena espectáculos de teatro marionetas e de Teatro, com textos próprios ou de outros, para crianças e para adultos.

Agradece aos muitos formadores, encenadores e colegas, com quem trabalhou, que o ajudaram a crescer como pessoa e artista e retribui partilhando a sua experiencia, em formações, aos outros.

O fio d’azeite – Grupo de marionetas

Grupo formado em 1992, a atividade do Fio d’Azeite é caraterizada pelo domínio das linguagens tradicionais da “arte da marioneta” e procura de novas soluções formais para esta milenar expressão teatral. A nível dos temas, revisitam-se contos intemporais, tanto de tradição oral como escrita, assim como de textos de autores que se revelem como fonte de prazer e cúmplices de inquietação, num trabalho de pesquisa onde a figura, a imagem – enfim, a forma plástica – e os textos protagonizam novos significantes.

FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA

Texto: a partir da fábula de Esopo
Adaptação, Encenação e Interpretação: Nuno Correia Pinto
Marionetas: Jorge Cerqueira
Sonoplastia: André Rabaça 
Ilustração: Nuno Correia Pinto
Execução e Montagem Cenográfica: Luiz Quaresma
Operação Técnica: Luiz Quaresma (2016) / Ton Bonassa (2024) 
Produção Executiva: Cláudia Alves (2016) / Nisa Eliziário (2024)
Secretaria de Direção e Produção: Cristina Costa
Direção de Produção: Nuno Correia Pinto
Design e Comunicação: Catarina Fontinha (2024)
Direção de Comunicação: Susana C. Gaspar (2024)
Direção do Chão de Oliva: Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Susana C. Gaspar (2024)