16 Dez., 21:30 | Trio Alcatifa: “Sonoridades Orientais” | Casa de Teatro de Sintra
Música.
DATA: 18 dezembro 2021
HORA: 21h30
LOCAL: Casa de Teatro de Sintra
CLASSIFICAÇÃO: M/12
RESERVAS: 219233719
BILHETES: €5
“Mas o que significa esta peça? Responder numa frase estrangularia a peça. Mas devemos constantemente tentar uma explicação, apressando-nos a dizer que não será “a explicação”, e que qualquer explicação é apenas uma visão parcial do todo. É uma peça, Brook acrescentaria, não um tratado…
Certamente, esta peça trata da espera, das condições de espera, da dificuldade de agir, do homem desperdiçando a sua vida, das consequências de conviver com um monstro, do impacto dos poderes totalitários sobre o comportamento diurno dos indivíduos, do bom senso, do medo do outro, do impacto dos poderes totalitários no comportamento nocturno dos indivíduos e em seus sonhos, da arte, o lugar dos artistas, o homem diminuído, paralisado, inútil, quase morto, mas louco de felicidade de estar quase vivo, coisas que fazem bem quando para, optimismo fácil, pessimismo comunicativo, aquelas pessoas que se afogam e que, nos raros momentos em que ressurgem, não perdem o seu tempo clamando por ajuda, mas apenas dizem “a vida é linda”… Podemos viver o momento com mais intensidade”.
Lionel Astirer
Numa sala de espera, o homem do jornal, a mulher do véu, o velho da bengala. A um canto, o homem com o violoncelo toca o seu instrumento sem parar. Os outros começam a ouvi-lo,
apreciando-o. Mas, muito rapidamente, a melodia repetitiva e assombrosa começa a deixá-los incomodados. Eles tentam, por sua vez, convencê-lo a parar, pelo menos por alguns minutos, alguns segundos… Mas o homem do violoncelo não os vê, não responde. Ele toca, cada vez mais ameaçador, sozinho contra todos… Os outros terão que se organizar contra essa imprevista agressão musical…
Autor: Matéi Visniec
Tradução: JOANA CASPURRO
Cenografia e figurinos: FILIPE REBELO
Encenação: FIGUEIRA CID
Intrepertação: DUARTE BANZA, ELSA PINHO, FIGUEIRA CID e SAMUEL SANTOS, ao violoncelo
Fotografia e imagem do espectáculo: LUÍS CUTILEIRO
Desenho de luz: DUARTE BANZA e FIGUEIRA CID
Operação de luz e vídeo: HENRIQUE MARTINS
Design gráfico: JULIANA FONSECA
Produção ‘a bruxa TEATRO’ / 11 de Novembro, 2021
Input your search keywords and press Enter.