CabecalhoPagSite Desver scaled

13º PERIFERIAS – Festival Internacional de Artes Performativas

desver – uma breve performance sobre um país ocupado por outro

DIA 5 DE MARÇO | 19H | AUDITÓRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA SANTA MARIA, PORTELA DE SINTRA

Texto, Criação e Interpretação Joana Craveiro
Assistência de Henrique Antunes
Produção de Teatro do Vestido, Lisboa, Portugal

Palestra Performativa | M/12 | 70 Min. + conversa com o público

Espetáculo maioritariamente dirigido ao público escolar (ensino secundário e 3º ciclo)
Aberto ao público em geral mediante disponibilidade de lugares adicionais
Reservas obrigatórias (ambos os casos) pelo 219 233 719 (contacto Chão de Oliva, das 10h às 22h)

SINOPSE

“You cannot unsee once you have seen.”
– Aja Monet

“Foi numa viagem.
O avião não parou no aeroporto daquele país, foi noutro.
Aquele país não vinha no mapa.
Mas, se passássemos por checkpoints e muros e outras fronteiras,
chegávamos lá – a uma parte de um país que tinha sido inteiro em tempos.
Ele disse, escrevam tudo já, não esperem.
Escrevam enquanto ainda está quente.

E eu escrevi.
Na verdade, eu queria que não houvesse razões para fazer esta performance.
Mas há.
Continua a haver.”

– Joana Craveiro

#cessarfogojá #artistascontraogenocídio

Mais sobre o espetáculo

Joana Craveiro não pode deixar de ver o que viu na Palestina. Depois de uma viagem à Palestina, feita em Maio de 2023, a criadora portuguesa começou a trabalhar na “performance em progresso” ‘Desver‘. Desde novembro, com o escalar do conflito na Faixa de Gaza, que tem vindo a intensificar as apresentações desta palestra performativa.

Trata-se de uma intervenção performativa sobre um país ocupado por outro. Em cena, Joana Craveiro abre à frente do público uma caixa de onde saem livros, formas de registo de entrevistas, lenços, especiarias, sabonetes, mapas, tudo materiais inofensivos, mas que poderiam ser confiscados pelas autoridades israelitas devido à sua origem. E assim tem início o relato que daí se desenrola.

logo tdv

Sobre o Teatro do Vestido

O Teatro do Vestido é um coletivo teatral fundado em 2001, que realizou, até ao momento, mais de 40 criações e diversas outras iniciativas de partilha dos seus métodos de criação.

O trabalho da companhia pauta-se pela pesquisa e experimentação, bem como pelo desenvolvimento de uma dramaturgia original, com base em diversos pontos de partida. Caracteriza-se ainda por uma forte relação com espaços de apresentação variados, tanto em contextos urbanos quanto rurais, bem como com o desenvolvimento de iniciativas que visam a criação de uma comunidade de espetadores atentos e implicados na reflexão acerca da realidade.

A companhia trabalha em colaboração, com direção artística de Joana Craveiro. Em 2012, o Teatro do Vestido recebeu uma menção honrosa atribuída pela APCT – Associação Portuguesa de Críticos de Teatro por “uma atividade aberta a todas as formas de arte, atenta a todos os cidadãos e curiosa de tudo o que se passa no mundo em que as pessoas vivem”.

Joana Craveiro

Joana Craveiro é encenadora, realizadora, dramaturga, atriz e antropóloga. Fundou o Teatro do Vestido em 2001 e dirige-o desde então. No seu trabalho usa as metodologias da história oral e da antropologia para investigar e criar peças de teatro, performances, filmes documentais e textos vários. É investigadora associada do IHC/Nova e professora adjunta na ESAD.CR, onde coordena a Licenciatura em Teatro. Interessa-lhe tudo o que tem a ver com memória, arquivos, histórias de vida e a história política do mundo. Dizem que faz teatro documental. Prefere dizer que faz teatro político.

FICHA ARTÍSTICA & TÉCNICA

Texto, Criação, Interpretação Joana Craveiro | Assistência, Colaboração Henrique Antunes | Produção Teatro do Vestido | Apoio à Residência Artística Largo Residências – Quartel do Largo do Cabeço de Bola | Apoios à Produção Alkantara, a PiSCiNA, Biblioteca Municipal do Barreiro, BOTA, Carmo 81, Casa do Comum, Cooperativa Mula, Coletivo pela Libertação da Palestina, CRL – Central Elétrica, dISPAr, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH, Gira Sol Azul, ISPA, Sismógrafo, Teatro do Bolhão

CabecalhoSecundarioPagSite Periferias2024 V1 scaled
LogotipoHorizontal2024 Preto
BarraLogos Periferias2024