14º PERIFERIAS – Festival Internacional de Artes Performativas
14th PERIFERIAS – International Performative Arts Festival
DIA 9 DE MARÇO | 20H | Casa de Teatro de Sintra
9th OF MARCH | 20H | Sintra Theater House
De / From Tita Maravilha
Performance | M/16 | 60 Min.
Bilhetes à venda na Ticketline / Tickets for sale on Ticketline
5€/pax | público em geral / general public
2,5€/pax | <25 ou/or >65
Uma performance solo de 60 minutos, essencialmente triste e naturalmente ruim. Tita Maravilha ou “a pior das atrizes”.
“Exercício para Performers Medíocres”, um espetáculo provocativo de Tita Maravilha, que mergulha nas profundezas da imperfeição como uma celebração do corpo em erro. A peça desafia as estruturas convencionais ao abraçar o fracasso como uma forma única de pedagogia, desafiando as noções tradicionais de perfeição nas artes. Tita Maravilha oferece uma abordagem inovadora, propondo novas formas de criação artística que rompem com os padrões estabelecidos.
Se você me perguntar: você é uma garota latino americana? Eu respondo: Sim, tenho cicatrizes! O problema é que os bons performers não mentem e eu minto o tempo todo.
____ . ____
A 60-minute solo performance, essentially sad and inherently bad. Tita Maravilha or “the worst actress”.
“Exercise for Mediocre Performers”, a provocative show by Tita Maravilha, which delves into the depths of imperfection as a celebration of the body in error. The play challenges conventional structures by embracing failure as a unique form of pedagogy, challenging traditional notions of perfection in the arts. Tita Maravilha offers an innovative approach, proposing new forms of artistic creation that break with established standards.
If you ask me: are you a Latin American girl? I answer: Yes, I have scars! The problem is that good performers don’t lie and I lie all the time.
Esta auto-ficção audaciosa não se leva muito a sério, proporcionando ao público uma experiência repleta de humor interseccional. A narrativa se desenrola através de dramas personalizados, nos quais a performer ri de si mesma como um poderoso meio de transformação. A comédia de stand-up é reinventada, apresentando uma perspectiva fresca e ousada.
“Exercício para Performers Medíocres” é mais do que uma simples apresentação; é uma jornada pela autenticidade e pela aceitação das imperfeições. Tita Maravilha convida a plateia a explorar novas formas de apreciar a arte, desafiando preconceitos e quebrando barreiras. Neste espetáculo, o riso torna-se uma ferramenta revolucionária para redefinir o mundo, uma experiência que destaca a beleza e a potência encontradas na honestidade e na vulnerabilidade artísticas.
Tita Maravilha é atriz, cantora, performer e palhaça, através daideia de corpo político, traz em seus processos artísticos as dores e delícias de ser um corpo dissidente. Graduada pela Universidade De Brasília em 2018. Brasileira, residente em Portugal desde 2018, onde desenvolve, juntamente com o artista CIGARRA, o projeto de música eletrônica e performance “TRYPAS-CORASSÃO”.Assina a criação de quatro trabalhos. Trypas Corassão: Espetáculo em Dois Atos (2020), Tita no País das Maravilhas (2021), Exercício para performers medíocres (2021) e Exercício para um teatro pobre ou carta a Grotowski (2022). Realizadora e curadora do Precárias: Festival de performance, que decorreu em 2022 em Lisboa e que terá sua segunda e mais robusta edição em 2024.Em novembro de 2021, a convite da revista CONTEMPORÂNEA, para o projeto “Comunidade como imunidade”, um artigo intitulado “Arte Travesti is Urgent”. Venceu a 5ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço, promovida pelo Teatro Nacional D. Maria II (Lisboa), Centro Cultural Vila Flôr, O Espaço do Tempo e Teatro Viriato, com o projeto “Es Tr3s Irms”, baseado no texto de Anton Tchekhov. É uma artista urgente para a cena artística contemporânea lisboeta.
Criação e Performance Original de Tita Maravilha / Trilha sonora de Bertrand Bertrand / Desenho de luz de Lui L’Abbate / Produção de Junior Barros
Input your search keywords and press Enter.