Teatro com Séniores

O projeto Marionetas S realiza-se no âmbito do Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo da Câmara Municipal de Sintra e integra-se na continuidade do Projeto “A Cultura sai à Rua”, que decorre nas Universidades Seniores de Sintra.
Esta iniciativa divide-se em duas fases: uma primeira de dinamização de atividades de grupo, assente na sensibilização para o teatro de marionetas e capacitação para manipulação de objetos e formas animadas e uma segunda fase de preparação de uma criação coletiva, que será apresentada em conjunto com as criações de outros grupos do projeto Marionetas S.

Marionetas S tem como principais objetivos gerar bem-estar individual e de grupo, sentimento de pertença, melhoria das relações interpessoais e, em simultâneo, incentivar o desenvolvimento e/ou manutenção da motricidade e capacidades cognitivas, com a devida flexibilidade e adaptabilidade a cada grupo e instituição.

Objetivos Gerais

Promover a participação das pessoas mais velhas, como agentes ativos, em processos criativos de teatro de marionetas;

Capacitar técnicos (das instituições) para o trabalho de teatro com o público-alvo através de trabalho especializado;

Gerar bem-estar individual e de grupo, sentimento de pertença e melhoria das relações interpessoais.

Percebendo a população sénior como grande detentora de memórias, conhecimento e experiências, adaptamos o nosso Curso de Iniciação Teatral ao público maior de 65 anos. Pretende-se constituir um meio de valorização (individual e coletiva) deste grupo, contribuindo através da arte dramática e de múltiplas dinâmicas de expressão para enaltecer fragmentos da vida quotidiana capazes de convidar à participação criativa e ativa dos intervenientes.

Este curso pretende também fomentar o aumento da autoconfiança, a facilidade de oratória, a integração social e incentivar o envelhecimento ativo e saudável, através da aprendizagem contínua. Ao longo do projeto, os participantes desenvolvem meios para o autoconhecimento, encontrando e desenvolvendo um eu criativo. São incentivados a criarem os seus próprios textos teatrais, gerar o debate e a análise, sobre os mais variados assuntos.

-> de momento, não temos a edição deste curso em funcionamento