ASTA

Covilhã - Portugal

OS MEDOS DA MATEMÁTICA

06 mar | 15h00
 Aldeia Stª Isabel – Albarraque 
M/3 | 30min
Entrada Livre
Sob reserva 219 233 719

SINOPSE

“ Os medos da Matemática” é uma divertida sessão teatral onde de uma forma pedagógica e divertida são abordados alguns conceitos da matemática.

Um professor de educação física é surpreendido pela diretora da escola, para dar uma aula de matemática. As suas recordações de infância e o seu medo pela matemática são enfrentados em palco com a perceção de que a matemática está em todo o lado.

Com uma forte interação com o público escolar – para quem se dirige a ação – viajamos com os números e as formas geométricas, mostrando aos mais novos que “tudo é matemática, tudo é um ponto minúsculo, um zero, a partir do qual tudo pode acontecer”.

Ficha Artística

Encenação: Sérgio Novo
Interpretação: António Abernú
Texto: Alessandra Rossi Ghilglione
Suporte dramatúrgico: Cristian Castellano
Contribuição Artística e dramatúrgica: Antonio Abernu, Sijle Birgitte Folkedak, Anonis Diamntis, Anne Meek, Viola Zangirolami
Tradução e Adaptação: António Abernú, Sérgio Novo
Voz Off: Carmo Povoas
Figurino: Sérgio Novo
Produção: ASTA

Sobre a Companhia

A ASTA é uma estrutura profissional de criação e programação fundada em 2000. A sua identidade está assente numa cultura transdisciplinar, tendo por base o teatro. Desde a sua origem procuramos a originalidade e a diferença, numa constante procura de novos métodos e linguagens, seja reinventando clássicos ou criando a partir do espaço vazio. O seu trabalho é bastante diversificado, centrando-se em cinco eixos principais: Criações; Circulação; Programação/Festivais; Serviço Educativo e Projetos de Investigação.

Até 2022, a ASTA conta com 68 criações, a que somam muitas outras atividades, onde se destaca o contraDANÇA – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo; o Festival de Artes de Rua Portas do Sol, o Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior [coprodução com o TeatrUBI]; e a ensinARTE -Mostra de Teatro Escolar [coprodução com o Agrupamento de Escolas do Teixoso]

Ao longo destes 23 anos, além dos trabalhos dirigidos pela equipa da ASTA, temos convidado vários criadores nacionais e internacionais, para dirigirem alguns dos nossos espetáculos, como são os casos de Vera Mantero, Miguel Pereira, José Carlos Garcia, Marco Ferreira e Gonçalo Guerreiro (Portugal); Lorena Briscoe, e  Cecilia Gómez (Argentina); Harvey Grossman (Estados Unidos da América); Ruth Mandel (Bélgica); ReveRso (Alemanha), ou Pati Domech (Espanha).

Desde 2000 que o trabalho da ASTA tem sido apresentado tanto em Portugal como no estrangeiro, em muitos dos locais mais que uma vez e em outros a presença do nosso trabalho dá-se anualmente. A nível nacional marcamos presença em 16 dos 18 distritos do continente. No estrangeiro, a ASTA marcou presença em 15 países de 4 continentes diferentes.

+info

FICHA TÉCNICA - PERIFERIAS

Direção Artística: Nuno Correia Pinto, Paula Pedregal e Susana C. Gaspar

Direção de Produção: Nuno Correia Pinto

Direção de Comunicação: Susana C. Gaspar

Direção Técnica: Marco Lopes (Show Ventura)

Secretariado de Produção e Direção: Cristina Costa

Produção Executiva: Luís Ferreira

Comunicação e Design Gráfico: Cláudia Faria

Assessoria de imprensa: The Square
(Joana Guimarães, Raquel Alfredo e Rosa Marreiros)

Conceção Imagem Gráfica: Susana Antão

Equipa técnica: Luiz Quaresma, Pedro Pinto e Show Ventura
(Fábio Ventura, Miguel Ferreira e Marco Lopes)

Bilheteira: Paula Malhado

Frente Sala: Miriam Lopo

Higienização: Virgínia Prazeres

Assistência Geral: Andreia Francisco, Yeni Varela e Yeri Varela

Coordenação Voluntariado: Sara Bernardo

Voluntariado: Associação Ponte
(Ana Cardoso, Débora Fernandes, João Marques, Mariana Fernandes, Vanessa Falardo)