sombrio

coletivo levante

Programa de Acolhimentos do Chão de Oliva_2023

sombrio

Texto de Lucca Marques e Rafael Salmona
Direção de Fernando de Carvalho

DATAS: 27 e 28 OUT | Sex. e Sáb. 21h30
CRIAÇÃO: COLETIVO LEVANTE (BRASIL)
CLASS. ETÁRIA:
M/16
DURAÇÃO APROX.: 65min

RESERVAS: 219 233 719 (10h às 22h – preços e condições em bilheteira)
BILHETES: à venda na Ticketline

Sinopse

“O Belo é podre e o podre belo sabe ser”

Sombrio explora as complexidades da mente humana entre a obra de Shakespeare “Macbeth” e a loucura. Dizem que o espetáculo mais sanguinário de Shakespeare é também o mais amaldiçoado. Dizer o nome do espetáculo do rei escocês (Macbeth) em voz alta dentro de um teatro pode trazer má sorte.

Michel é um jovem que acaba de perder sua mãe, uma atriz de renome, e vê-se seguindo os passos da mesma como forma de uma última homenagem para a artista. Ele é convidado para integrar a montagem do espetáculo de Shakespeare, mas durante o processo coisas estranhas começam a acontecer, o que desencadeia uma série de eventos que colocam Michel num lugar de ascensão, loucura e luto.

sobre o coletivo levante

O Coletivo Levante – Primaveras Artísticas formou-se em 2021 em Brasília, Brasil, com sede no Espaço Multicultural Casa dos Quatro, durante a reabertura dos teatros após as restrições da pandemia. Tem como objetivo trazer para a cena temas sensíveis e urgentes, como a diversidade, o preconceito e o papel da juventude nos nossos tempos. Daí o nome Levante, que nos traz uma imagem de pessoas reunidas e dispostas a falar do mundo, contestar o status quo, abordar de forma poética e irreverente o que nos comove e o que procuramos, como artistas, transformar no mundo. O que nos leva ao nome “Primavera”, nome dado a movimentos populares como a revolução estudantil de 1968 em Paris, ou os movimentos pela democracia no Médio Oriente em 2010. A arte é revolucionária, assim como o amor, ambos tão necessários nos tempos conturbados em que vivemos.

FICHA ARTÍSTICA e TÉCNICA

Texto: Lucca Marques e Rafael Salmona
Encenação: Fernando de Carvalho
Atores: Lucca Marques e Rafael Salmona.
Operação técnica: Vinicius Facó
Iluminação: Lola Portela