CabecalhoPagSite dorfeu V1 scaled

13º PERIFERIAS – Festival Internacional de Artes Performativas

coletânea estefânia

DIA 3 DE MARÇO | 18H | AUDITÓRIO ACÁCIO BARREIROS, CENTRO CULTURAL OLGA CADAVAL, SINTRA

Interpretação de Patrícia Lestre, Luís Fernandes e Sónia Sobral 
Produção de d’Orfeu Associação Cultural, Águeda, Portugal

M/6 | 75 Min.

Bilhetes à venda em ticketline.pt
5€/pax | público em geral

SINOPSE

As histórias sentimentais dos homens têm agora contraditório. ‘Coletânea Estefânia’ é um confronto épico. O palco como arena doméstica. Novas canções de amores e humores.

Mais sobre o espetáculo

‘Coletânea Estefânia’ é uma nova coleção de canções, sucedendo a “Reportório Osório”, criação d’Orfeu que marcou a última década. Eis a sequela!

No novo espetáculo, à dupla Luís Fernandes e Sónia Sobral junta-se agora a cantatriz Patrícia Lestre, encarnando as personagens femininas antes somente intuídas.

logo dOrfeu final normal 1

Sobre a d’orfeu associação cultural

A d’Orfeu é uma associação cultural que iniciou atividade em 1995 em Águeda com o objetivo de dinamizar atividades culturais através da música e da sua relação com todas as outras formas de expressão.

A d’Orfeu tem vindo a dedicar-se ao reforço e à dinamização de recursos de apoio à criação e desenvolvimentos artísticos. Geograficamente expandida, tanto pelas relações que foi sustentando local e internacionalmente como pela diversidade de interesses, a associação ultrapassa hoje o seu espaço físico através de todos os seus sócios, amigos, alunos, parceiros, etc que pela sua atividade multirelacional representam uma vontade muito humana: a de questionar a cultura que temos, baralhar criativamente e voltar a dar.

Patrícia Lestre

A música já fazia parte da sua vida desde muito nova, mas a caminhada musical tornou-se oficial aos 14 anos.

Começou como violinista na EPME e em 2011 seguiu para Schola Cantorum, em Paris. Em França, a história varia entre os mais diversos encontros humanos e musicais e as formações como a técnica vocal Jazz na ARPEJ e a pedagogia musical alternativa no CFMI d’Orsay.

Desde 2015 apresenta-se como diretora musical de vários projetos pedagógicos, visando diversas comunidades e idades. Assim desenvolve processos de composição, arranjos baseados na exploração vocal e instrumental instantânea.

Já em palco, a sua colaboração esteve e está presente em diversos grupos que fazem com que o seu universo musical esteja sempre em evolução e movimento: Aquilo que Vocês Quiserem, A Banda, SENGASENGA. Também abraça o teatro musical com o “Fado Mimado”, “Coletânea Estefânia” e “Grande Orquestra de Mãos de Barro”. Mais recentemente, apresenta-se como cantora em colaboração com o Clube de Choro do Porto e música/actriz no espetáculo Revolution (título provisório). Patrícia Lestre grava o disco a solo « Pisco de ». Em palcos diversos, entre França e Portugal, instrumentos como o ukulele, guitarras, voz, violino e percussões fazem parte do seu projeto pessoal com composições, colaborações e inspirações baseadas na música tradicional/mundo e a improvisação.

Luís Fernandes

Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Luís foi e é músico (intérprete, arranjador, letrista) e/ou ator em diversos espetáculos, peças de teatro, discos, bandas sonoras, e filmes, trabalhando com grupos, companhias, diretores e realizadores de todo o país. Foi monitor em dezenas de cursos e/ou ações de formação artística por todo o país e no estrangeiro. Em 2004 foi bolseiro da UNESCO com a Bolsa Aschberg em Montreal, Canadá.

Programador, diretor artístico e produtor executivo de centenas de eventos, projetos, ciclos, espetáculos e festivais da d’Orfeu desde 1995, Luís Fernandes participou já em dezenas de ações nacionais e internacionais como festivais, feiras, conferências, seminários, encontros, intercâmbios, formações e jornadas culturais nos 5 continentes. Foi membro dos conselhos consultivos da Câmara Municipal de Águeda e do Instituto Português da Juventude nas áreas da Cultura e da Juventude entre 1997 e 2006, galardoado com o Troféu de Mérito Associativo pelo Secretário de Estado da Juventude em 2007. Em 2010 foi o programador selecionado pela Organização dos Estados Ibero americanos para a Cultura para a missão cultural OEI em Curitiba, Salvador e Belo Horizonte, Brasil.

Foi co-fundador da d’Orfeu Associação Cultural e ocupou diversos cargos de direção da mesma entre 1995 e 2002, sendo atualmente o seu Diretor Criativo.

Sónia Sobral

Mestrado em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro e Licenciatura em Ensino de Música na mesma instituição, na classe do Prof. Abel Moura. Frequentou o Curso Complementar no Conservatório Regional de Música de Viseu, obtendo a classificação de 19 valores à disciplina de Acordeão, na classe do Prof. Nuno Silva.

Integra, desde 2013, a criação “Reportório Osório” (d’Orfeu AC) como acordeonista, tendo já realizado mais de 70 concertos em Portugal, Cabo Verde (2015) e Brasil (2016). Também na d’Orfeu, integra as criações “dois,pois”, “Coletânea Estefânia”, “Canções Difíceis Fáceis” e “A Grande Orquestra das Mãos de Barro”. Integra ainda o primeiro quarteto feminino de Fado em Portugal: Amara Quartet.

Frequentou o 1º ano do Curso Creative World Music, na Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa, coordenado por Pedro Madaleno, e com João Frade como professor de Acordeão. Participa regularmente em masterclasses com acordeonistas nacionais e internacionais (Vladimir Zubitsky, Richard Galliano, Gonçalo Pescada, Frank Angelis, Juan Jose Mosalini, João Frade, entre outros).

Tem vários prémios como acordeonista, a nível regional e nacional. Integra, como acordeonista, a Teletuna e a Orquestra do Conservatório Regional de Música de Viseu. No ano letivo 2015/2016 integrou programa Erasmus, na Estonian Academy of Music and Theatre.

FICHA ARTÍSTICA & TÉCNICA

Voz, Interpretação e Ukulele Patrícia Lestre | Voz e Interpretação Luís Fernandes | Acordeão Sónia Sobral | Músicas Luís Cardoso | Letras Luís Miguel Fernandes | Direção Criativa Luís Fernandes | Coordenação Técnica Gonçalo Garcia | Coordenação Executiva Ana Flores

CabecalhoSecundarioPagSite Periferias2024 V1 scaled
LogotipoHorizontal2024 Preto
BarraLogos Periferias2024