30 Jul. a 1 Ago. | DJ Susi
Chill Out, Deep House.
DATA: 14 novembro 2021
HORA: 12h00
LOCAL: S. Pedro de Penaferrim (Feira)
ACESSO: Entrada Livre
Seguindo a tradição de uma quase extinta arte de representação em Portugal, Rui Sousa reproduz o Teatro Dom Roberto. As fantochadas presentes nestas representações são um legado vivo, que passam de bonecreiro para bonecreiro, a fim de prevalecer uma das mais antigas artes cénicas portuguesas, que Rui Sousa leva agora até si.
“O Barbeiro” é uma das histórias desta vertente do teatro de marionetas tradicional português. D. Roberto, o herói popular, vai ao barbeiro no dia do seu casamento para que este lhe faça a barba. Em reação ao montante a pagar, visto ser caro, D. Roberto protesta e recusa-se a pagar, resultando desta uma “pancadaria” sem fim onde todos os personagens são vencidos pelo herói. O barbeiro, o polícia, o padre, a morte e até mesmo o diabo contracenam com o nosso herói em cenas de humor e de justiça popular.
A “Tourada à Portuguesa” é nada mais que uma sucessão de cenas ligadas à tradição tauromáquica. O bandarilheiro, os forcados, o toureiro a cavalo e o tourinho, travam-se em cenas de pura comédia, onde o touro leva sempre a melhor.
Original: popular português adaptado por Rui Sousa
Construção das Marionetas, Marionetista, Escultura e Pintura das Marionetas: Rui Sousa
Estruturas Cénicas: Lino Sousa e Rui Sousa
Figurinos: Telma Pedroso
Rui Sousa, tornou-se marionetista profissional em 2000, exercendo essa profissão até ao presente. Como marionetista é recuperador das tradicionais artes das marionetas de fios e Teatro Dom Roberto, elevando-as a património vivo. Para além de toda a atividade em teatros, auditórios e agrupamentos escolares, já esteve presente na quase totalidade dos festivais de teatro de marionetas em Portugal. Já viajou com os seus espetáculos até à Espanha, Bélgica, Brasil e Macau.
Em 2007 venceu o prémio de melhor espetáculo de rua do Festival de Rua da Póvoa de Varzim e em 2017 venceu o prémio do público para melhor espetáculo do FIMO em Ovar onde começou a sua carreira em 2000/2001. Em Outubro de 2021 recebeu o Prémio Nacional das Artes do Espetáculo Maria João Fontainhas, pela CM de Sintra.
Chill Out, Deep House.
Electronic Pop, World Music.
Aniana, Baessa, Cadi, Content Pro, Xaval
Pop português.
Tradicional, World Music.
Casa de Teatro de Sintra
Teatro para bebés | Casa de Teatro de Sintra
Uma música, vários artistas: “Vou levar-te comigo”.
Clown “Momento Absurdo”.
Input your search keywords and press Enter.