12 Nov. | Companhia Rita Martins: “Rizoma” | Rua Pedonal – Estefânea Sintra

DATA: 12 novembro 2021
HORA: 17h30
LOCAL: Rua pedonal – Estefânea Sintra
ACESSO: Entrada livre.

SINOPSE

Um rizoma é um caule que cresce de forma horizontal e subterrânea, podendo ter também crescimento aéreo. Cresce sem direção definida e é polimórfico. Pode executar funções de raiz, tronco ou ramo dependendo da localização dessa porção na planta e do seu ambiente de crescimento.

Quando pensas numa planta… No que pensas?

Quando pensas numa planta… Ela tem raízes? Ela tem um caule? Ela tem folhas?

Pode uma planta crescer quase sem água? Quase sem ar? Quase sem luz?

Um vaso, uma mulher, um músico. «Rizoma» é um espetáculo sobre a teoria filosófica “Rhizome” de Deleuze e Guattari. Uma pesquisa contínua sobre sensibilidade, força, adversidade e infância. Um sopro de liberdade horizontal sobre o pensamento hierárquico e vertical da vida quotidiana. Uma aventura surrealista através da imaginação. Poesia visual.

nota biográfica

Coração nas Mãos

Coração nas mãos surge da paixão de duas irmãs pelos aéreos. Manifesta-se da vontade de fazer algo sincero e honesto, usando o circo como base e como veículo de expressão. Cruzando-o com as mais diferentes áreas, apoia-se fortemente na imagética, procurando explorar situações quotidianas e imaginárias. O corpo, traçando figuras no ar, impõe-se como objecto estético por si só. Partindo sempre de momentos espontâneos, explora de forma suave a parte mais profunda e íntima do ser. Uma viagem, elevando o espírito, consciencializando a mente. Do baloiçar de um trapézio à simplicidade de um gesto; a liberdade e o âmago leve. Uma ode à beleza. Poesia, em suspensão.

Rita Carmo Martins

Rita fez um salto mortal da ginástica para o circo. Começando como contorcionista autodidata foi nas disciplinas de aéreos, acrobacia e pinos que encontrou a liberdade e a extensão do treino gímnico adquirido anteriormente. Mestre em ciências farmacêuticas (FFUP) e farmacêutica comunitária durante cinco anos, começou a questionar, como ambas as áreas comunicam com uma pessoa desconhecida, com uma mensagem, com um gesto. Co-criadora da Coração nas Mãos trabalhou também com Corda Bamba, Erva Daninha, Marionetas da Feira, Nuvem Voadora, LaFontana – Formas Animadas e Radar 360º. Integrou projetos e/ou recebeu formação de Naná Vasconcelos, Jorge Albuerne, Pedro Carvalho, “Sasha” Gavrilov, Joana Sousa Martinho, Maurício Jara, Tom Weksler, Marion Guyez e Milki Lee. Foi professora no INAC, organizadora dos Cabarets de Circo do Porto e treinadora de ginástica acrobática. A sua curiosidade e espírito de aventura levaram-na a Toulouse, à «Formalisation de Projet Artistique/Cirque», na Ésacto’Lido, a Tilburg ao mestrado “Performing Public Space” na Fontys, e a Châlons-en-Champagne ao «Certificat en dramaturgie circassiene» do CNAC. Situações essas que lhe permitiram receber formação de nomes sonantes do circo francês, desenvolver o seu projecto pessoal “Rizoma” e questionar a relação entre o circo e o espaço público.

André Júlio Turquesa

André Júlio Teixeira é um artista transdisciplinar, compositor, músico multi-instrumentista e ator português baseado no Porto. Atuou em Português, Inglês e Francês, pisando alguns grandes palcos de Portugal, Espanha, França, Irlanda e República Checa. Foi ator residente no Teatro Oficina, no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012, e posteriormente em França, na companhia itinerante Footsbarn Travelling Theatre. Ao longo da sua carreira de ator trabalhou com vários artistas do panorama nacional e internacional. Simultaneamente, desenvolveu o seu percurso enquanto músico e compositor, tendo sido nos últimos quinze anos membro fundador de múltiplas bandas e projectos musicais, entre os quais ANDRÉ JÚLIO TURQUESA. Colabora como compositor e ator com a companhia portuense A TURMA, assim como em outros projetos do âmbito das artes performativas. Tem colaborado com artistas como Ana Deus, Emmy Curl, Glen Hansard, Joana Gama, João Hasselberg, Miguel Bonneville, Peixe, Tiago Nacarato, Valter Hugo Mãe, entre outros. É recentemente um dos 9 selecionados dos 180 candidatos a nível europeu, para o programa de formação para compositores, SLASH Program da Trempolino co-financiado pela Creative Europe Programme da União Europeia.

ficha artística e técnica

Ficha técnica:

Concepção e Interpretação.

Rita Carmo Martins

Sonoplastia original tocada ao vivo.

André Júlio Turquesa

Direção Artística.

Joana Carmo Martins

Cenografia.

Rita Carmo Martins e Rui Quintas de Azevedo

Apoios à criação.

Projecto desenvolvido através da FOCON: «Formalisation de projet artistique/cirque», École Supérieur des Arts du Cirque Toulouse Occitanie (ESAC–TO/LIDO-PRO), Le Lido e Grainerie (fabrique des arts du cirque et de l’itinérance), e do Master Performing Public Space da Fontys – School of Fine Arts and Performing Arts.

-Residência Artística: fAUNA | habitat de criação – Teatro da Didascália

-CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã

-Lugar Específico

-LEME- Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços Não Convencionais 

Companhia Erva Daninha

-Câmara Municipal de Vila do Conde

– Estúdio 80 Pilates.

OUTROS ESPECTÁCULOS