14 Nov. | Marionetas Rui Sousa: “Robertos” | Feira de S. Pedro de Penaferrim

DATA: 14 novembro 2021
HORA: 12h00
LOCAL: S. Pedro de Penaferrim (Feira)
ACESSO: Entrada Livre

SINOPSE

Seguindo a tradição de uma quase extinta arte de representação em Portugal, Rui Sousa  reproduz o Teatro Dom Roberto. As fantochadas presentes nestas representações são um  legado vivo, que passam de bonecreiro para bonecreiro, a fim de prevalecer uma das mais  antigas artes cénicas portuguesas, que Rui Sousa leva agora até si. 

“O Barbeiro” é uma das histórias desta vertente do teatro de marionetas tradicional português.  D. Roberto, o herói popular, vai ao barbeiro no dia do seu casamento para que este lhe faça a  barba. Em reação ao montante a pagar, visto ser caro, D. Roberto protesta e recusa-se a pagar,  resultando desta uma “pancadaria” sem fim onde todos os personagens são vencidos pelo herói.  O barbeiro, o polícia, o padre, a morte e até mesmo o diabo contracenam com o nosso herói em  cenas de humor e de justiça popular. 

A “Tourada à Portuguesa” é nada mais que uma sucessão de cenas ligadas à tradição  tauromáquica. O bandarilheiro, os forcados, o toureiro a cavalo e o tourinho, travam-se em  cenas de pura comédia, onde o touro leva sempre a melhor. 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Original: popular português adaptado por Rui Sousa 

Construção das Marionetas, Marionetista, Escultura e Pintura das Marionetas: Rui Sousa 

Estruturas Cénicas: Lino Sousa e Rui Sousa 

Figurinos: Telma Pedroso

NOTA BIOGRÁFICA

Rui Sousa, tornou-se marionetista profissional em 2000, exercendo essa profissão até ao  presente. Como marionetista é recuperador das tradicionais artes das marionetas de fios e  Teatro Dom Roberto, elevando-as a património vivo. Para além de toda a atividade em teatros,  auditórios e agrupamentos escolares, já esteve presente na quase totalidade dos festivais de  teatro de marionetas em Portugal. Já viajou com os seus espetáculos até à Espanha, Bélgica,  Brasil e Macau. 

Em 2007 venceu o prémio de melhor espetáculo de rua do Festival de Rua da Póvoa de Varzim  e em 2017 venceu o prémio do público para melhor espetáculo do FIMO em Ovar onde começou a sua carreira em 2000/2001. Em Outubro de 2021 recebeu o Prémio Nacional  das Artes do Espetáculo Maria João Fontainhas, pela CM de Sintra.

OUTROS ESPECTÁCULOS