14 Nov. | Valentina Parravicini: “Onde nós nos encontramos” | Pelourinho – Centro Histórico de Sintra

ONDE NóS NOS ENCONTRAMOS - VALENTINA PARRAVICINI

DATA: 14 novembro 2021
HORA: 16h00
LOCAL: Pelourinho – Centro Histórico de Sintra
ACESSO: Entrada livre.

SINOPSE

DANÇA

Onde nós nos encontramos é uma celebração do momento presente e a possibilidade de diálogo entre linguagens diferentes. Dia 14 de Novembro nos encontramos em Sintra, para partilhar música e dança, uma conversa com o espaço numa tarde de Outono.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Criação e interpretação: Valentina Parravicini, João Pedro Viegas, Alvaro Rosso

Colaboração: Ivan Fernandes

Produção: Valentina Parravicini

Apoio à criação: c.e.m-centro em movimento e Restaurante Clube de Jornalistas, Lisboa

NOTA BIOGRÁFICA

Valentina Parravicini – É bailarina e criadora na área da dança. Natural de Itália, formou-se em dança clássica e contemporânea em Milão. Desde 2006 trabalha como interprete em vários projetos de dança e performance, em teatros e espaços não convencionais. Em 2009 encontra no c.e.m-centro em movimento um lugar fértil para aprofundar a sua investigação artística e desenvolver o seu trabalho de criação, que apresenta desde 2011, em Portugal, Itália e Brasil. Atualmente é Bolseira Gulbenkian no mestrado New Performative Practices na Stockholm University of the Arts e continua desenvolvendo o seu trabalho de criação.

João Pedro Viegas – Auto aprendizagem de saxofone. Estudos de jazz desde 1983, teoria e instrumento (saxofones soprano, alto, tenor e barítono, clarinets soprano e baixo). Desenvolveu e conceptualizou técnicas extensivas de abordagem aos instrumentos. Compositor/instrumentista, começou no rock e passou pelo jazz para fixar o seu interesse na música improvisada (não idiomática). Acumula colaborações com alguns dos mais prestigiados músicos nesta área, tais como Carlos “Zíngaro”, London Improvisers Orchestra, Pedro Carneiro, Massimo Falascone, Silvia Corda, Marcello Magliocchi, Adriano Orru, entre muitos outros. Tem mais de 20 discos editados, em nome próprio ou colaborando com outros autores.

Alvaro Rosso – Começa os seus estudos de contrabaixo na Escuela Universitaria de Música de Montevideu, Uruguai,  e prossegue em França, onde começa a interessar-se pela linguagem contemporânea, e Espanha, realizando um Mestrado em Performance. Sendo um músico com formação e experiências diversas, trabalha tanto com orquestras sinfónicas, ballets e óperas, assim como com projectos de raízes populares ou experimentais, jazz mainstream e em conjunto com teatro, dança ou imagem. Atualmente a residir em Portugal, desempenha atividade de docente na Orquestra Geração e no Conservatório de Loures, desenvolve e colabora em 

vários projectos, na área da música contemporânea e da livre improvisação/composição instantânea

OUTROS ESPECTÁCULOS